Imagem

Bula "Apostolicum Munus" | Pela qual se ergue a Arquidiocese de Viena na Áustria


PIUS, EPISCOPUS

PONTIFEX MAXIMUS

AD PERPETUAM REI MEMORIAM


BULA PONTIFÍCIA 
APOSTOLICUM MÚNUS
Pela qual se ergue a Arquidiocese de Viena na Áustria

A todos que lerem esta Bula Pontifícia,

concedo a minha bênção apostólica.


Impulsionados pelo zelo pastoral que nos é confiado por Nosso Senhor Jesus Cristo, Supremo Pastor do rebanho universal, e inspirados pela luminosa herança de fé que resplandece na venerável cidade de Viena, nos atentamos às necessidades pastorais da estimada nação austríaca, cuja fidelidade à Igreja de Cristo recordamos com grata estima, para maior glória de Deus e para o bem espiritual dos fiéis confiados aos nossos cuidados.

Por sua riqueza espiritual, tradição apostólica e fidelidade inabalável à Sé de Pedro, Viena tem se destacado como baluarte da fé católica e fiel colaboradora no depósito da fé, centro de irradiação evangélica e firme defensora da unidade eclesial ao longo dos séculos. Sua história gloriosa, marcada por pastores zelosos, mártires corajosos e fiéis piedosos, faz dela um farol luminoso no coração da Europa, digno de ser elevado à dignidade arquiepiscopal com honra e perpétua memória.

Reconhecendo, com reverência e clara consciência histórica, a eminente importância da cidade de Viena no seio daquela grei e no contexto do Sacro Império Germânico, percebemos a necessidade de uma organização geográfica da Igreja, de modo a congregar os fieis sob uma jurisdição, para o suprimento das pendências pastorais

Assim, após meticulosa avaliação, ouvindo o parecer de nossos delegados apostólicos, tendo em vista as necessidades espirituais e pastorais desta parcela do Povo de Deus, ESTABELECEMOS e ERIGIMOS canonicamente a Arquidiocese de Viena, elevando-a à dignidade de sede metropolitana, para a maior honra de Deus e o benefício das almas.

Para ocupar o ofício de Arcebispo Metropolitano desta nova Arquidiocese, NOMEAMOS o Reverendíssimo e Eminentíssimo Cardeal Dom Romeo Bellini, que reconhecemos como digno de tal dignidade e responsabilidade, dada sua vida de piedade, prudência pastoral e fidelidade à Santa Igreja, o qual deverá, com zelo apostólico, guiar os fiéis deste rebanho, confirmando-os na fé e promovendo a unidade no Corpo de Cristo.

Dispensamos-te do rito de posse

Confiamos este missão à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Glória, e de São Carlos Barromeu, para que amparem e inspirem todos os fiéis a viverem com coragem, fé ardente e fidelidade à Santa Igreja de Deus. 

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o Anel do Pescador, no dia 03 do mês de Julho do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, o primeiro do nosso Pontificado.

 +PIUS.Pp