PIUS, EPISCOPVS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao estimado irmão Idalécio Araújo, no presente instante, Arcebispo do Rio de Janeiro, transferido para a Sé Metropolita de São Paulo, saúde e Bênção Apostólica.
As circuncisões eclesiásticas, que a Igreja estabelece em todo o mundo, são consideradas as povoações mais louváveis e veneráveis pelos seus históricos de evangelização. Assim, é observado que a continuidade da obra que o Cristo implementou na terra através do primado de Pedro é essencialmente baseado na fé cristã, nas boas ações dos fiéis e os ministros ordenados para tal missão. Por isso, surge a necessidade de pastores para perseverar na fé e guiar com sabedoria todo o povo disperso pelo mundo para haver uma maior expansão da salvação das almas.
Para trilhar o caminho da Salvação, é necessário haver ao menos um guia para explanar a fé e florescer o amadurecimento espiritual e com isso, dessarte a necessidade indeclinável de um condutor que exerça o seu ministério pastoral e governamental consoante o Evangelho de Nosso Senhor, o qual a única intenção foi basear-se e na força do amor incondicional e demonstrar a misericórdia do Pai para com os seus filhos terrestres.
Dessa forma, nos atentamos a necessidade do povo de Deus, presente em São Paulo, e de um novo pastor para o rebanho daquela grei que, no contexto atual, encontra-se sem um pastor autêntico e necessário para guiar um povo que se encontra disperso na fé.
Assim, querido filho Idalécio Araújo, dada a urgência pelo zelo pastoral e governamental que se encontra esta porção eclesiástica, sois o escolhido para apascentar este rebanho, pois os seus trabalhos administrativos em relação à Santa Sé são consideravelmente louváveis e admiráveis.
Portanto, em previsão dos frutos fecundos e salutares que renderão àquela grei, NOMEAMOS-TE para o ofício de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo no Brasil, a fim de poder expandir o vosso conhecimento sobre esta grei e assegurando a continuidade deste ministério sublime.
Exortamos-te, ainda, filho caríssimo, que guardes diligente, observando as virtudes escrituras sagradas, aquela porção do Reino de Deus, fiel ao múnus ao qual foste submetido, em comunhão com a Igreja de Roma e o Vigário de Cristo.
Desejamos a vós, querido filho, as bênçãos copiosas do Senhor, sob a intercessão dos Apóstolos Pedro e Paulo, para que venham auxiliar este novo pastor a conduzir com sabedoria e firmeza a todos desta comunidade eclesial.
E a todos vós pertencentes a esta Igreja particular, que possais mais uma vez, sob a intercessão de Nossa Senhora, Mãe da Igreja, receber, de coração aberto, esse novo dirigente que acabam de receber diante da Providência Divina e de confiança nossa.
Dado em Roma, junto a São Pedro, no terceiro dia do mês de Julho no Ano Santo da Esperança de 2025. O primeiro de nosso pontificado.
