.png)
ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO PAULO
CÚRIA ARQUIDIOCESANA
Aos 31 de outubro do Ano da Graça do Senhor de 2024, na memória de Santo Afonso Rodrigues, às 21h na Catedral de Nossa Senhora da Assunção, na Sé da Cidade de São Paulo, deu-se início a cerimônia de acolhida e posse do nono Arcebispo desta Igreja Particular de São Paulo, o Eminentíssimo Cardeal Dom Bruno Novak, da Congregação dos Frades Menores Capuchinhos, nomeado por Sua Santidade o Papa Augusto.
Sua Eminência Reverendíssima foi recepcionado, na Catedral Metropolitana pelo delegado apostólico do Santo Padre, o Cardeal Dom Giovanni Battista Rè e pelos demais bispos, sacerdotes do Clero Arquidiocesano de São Paulo, seminaristas, religiosos e religiosas, autoridades civis e militares e uma grande multidão de fiéis vindos de todas as Paróquias do Brasil.
Inicialmente, a Celebração foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima Dom Giovanni Battista Rè, delegado pontifício, que, após invocar a Santíssima Trindade, solicitou que fosse feita a leitura das Letras Apostólicas que validam a tomada de Posse do novo Arcebispo; a leitura foi feita pelo Reverendíssimo Decano do Colégio dos Consultores.
O delegado papal entregou o báculo, símbolo do pastoreio, ao Arcebispo Eleito e agora empossado, convidando-o a sentar-se na Cátedra, tornando-se, de fato e de direito, o nono Arcebispo de São Paulo na sucessão Apostólica, passando também a ele a presidência da Celebração Eucarística. Após esse momento, Dom Bruno Novak recebeu a manifestação de reverência, obediência e acolhida de todo o clero arquidiocesanoo, como também, algumas representações de fiéis: religiosos, seminaristas e leigos.
Após este ato, a Solene Liturgia teve prosseguimento com a Celebração Eucarística presidida agora pelo novo Arcebispo, que após a proclamação do Evangelho, dirigiu a sua primeira homilia aos seus arquidiocesanos, ressaltando o aspecto da luz, alusão a obediência papal e o aspecto do pão, elemento central do seu lema cardinalício: “Omnia Sustineo Propter Electos”.
Para constar eu, Padre Lorenzo Maria Ravassi, chanceler, lavrei a presente Ata que será por mim assinada e pelos Bispos presentes neste Ato Solene.
Catedral Metropolitana em 31 de outubro de 2024, São Paulo - SP.
+ BRUNO Card. NOVAK, OFMCap
Arcebispo-Metropolitano de São Paulo
+ GIOVANNI BATTISTA Card. RÈ
Delegado Pontifício
+ ARTURO Card. FERRETTI
Arcebispo-Coadjutor de São Paulo
MONS. LORENZZO MARIA RAVASSI
Chanceler de São Paulo
AGENDA PAPAL