
Ao chegar de frente ao altar os sacerdotes fazem uma genuflexão, a seguir osculam o altar. Estando os concelebrantes de pé em seus respectivos lugares, o Romano Pontífice incensa o altar, após seguem-se os ritos iniciais.
℣. Em nome do Pai + e do Filho e do Espírito Santo.
℟. Amém.
Abrindo os braços, o Santo Padre saúda o povo:
℣. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que por nós morreu e ressuscitou, esteja convosco.
℟. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
LITURGIA DA PALAVRA
PRIMEIRA LEITURA
L. Leitura do Livro da Sabedoria.
℟. Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL
L. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
℟. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
L. O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. ℟.
L. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. ℟.
L. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança! ℟.
L. Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda. ℟.
L. Felicidade e todo bem hão de seguir--me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. ℟.
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
C1. Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires, e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
C2. Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa Augusto, com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido.
Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
C3. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos que chamastes deste mundo à vossa presença. Concedei-lhes que, tendo participado da morte de Cristo pelo Batismo, participem igualmente da sua ressurreição, no dia em que ressuscitarem dos mortos, tornando o nosso pobre corpo semelhante ao seu corpo glorioso. Acolhei com bondade no vosso reino os irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, quando enxugardes toda lágrima dos nossos olhos. Então, contemplando-vos como sois, seremos para sempre semelhantes a vós e cantaremos sem cessar os vossos louvores
Une as mãos
por Cristo, Senhor nosso.
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
℟. Amém.
℣. Cristo, que nos redimiu por sua cruz, vos renove em seu amor e conceda aos que morreram a luz e a paz.
℟. Amém.
℣. O Espírito Consolador conceda gozar a felicidade prometida a vós que esperais a vinda gloriosa do Senhor.
℟. Amém.
℣. E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟. Amém.
℣. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
℟. Graças a Deus!


AGENDA PAPAL