Imagem

Dicastério para os Bispos | Decreto de aceitação de renúncia

DOM MARCOS NUNES DI MONTSERRAT
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO TITULI DI AQUAE FLAVIA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

A todos que lerem ou tomarem conhecimento, saúde e bênçãos.

“Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15) 

A missão da Santa Igreja, o qual o objetivo é ser a edificadora da Paz e da expansão do Evangelho, está fadada de contextos diferentes e restauradores ondem podem ser inseridos, através da identidade do bispo, diversas formas de execução no governo pastoral com o intuito de cumprir com este encargo confiado do próprio Cristo.

Assim, é observado também que o governo pastoral deve ser concretizado através do Ministério Episcopal, sendo o epíscopo chamado ao seu verdadeiro dever e exercendo com amor e a missão de seu sacerdócio do qual lhe foi confiado.

Dessa forma, tendo em vista o que foi mencionado acima, de acordo com a autorização pontifícia e as leis eclesiásticas que regem a Santa Igreja, e considerando as dificuldades apresentadas pelos clérigos supracitados, ACEITAMOS A RENÚNCIA do Múnus Episcopal dos excelentíssimos e reverendíssimos.

I. Dom Thomas Holden - que passa a usufruir de seus direitos retornando a ordem presbiteral, porém, em seu título de Protonotário Apostólico, lê-se monsenhor.

I.. Dom Filipe Neri - que passa a usufruir de seus direitos retornando a ordem presbiteral;

Agradecemos os trabalhos prestados a esta Sé e rogamos a São João Maria Vianney que ilumine os seus passos dando-lhe a coragem necessária de proclamar o Evangelho.

Datum et actum Romae, die XXII mensis Octobris, anno gratiae MMXXIV.