Constituição Apostólica "Missale Romanum" | Pela qual se promulga o Missal da Forma Ordinária do Rito Romano

 

IOANNES, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI

CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA
“MISSALE ROMANUM”
PELA QUAL SE PROMULGA O MISSAL DA FORMA ORDINÁRIA,



IOANNES, PP.
AD PERPETUAM REI MEMORIAM


A todos que esta lerem,
saudação, paz e bênção no Senhor.

Desde o berçário da Igreja, a sua Liturgia sempre obteve grande e satisfatória importância em sua missão evangelizadora. Na Santa Ceia, ao se reunir com seus apóstolos e discípulos, Cristo disse-lhes: ''Tomai e comei, isto é meu corpo'' (Mt. 26,26); e, logo após, elevando o Cálice do Seu Sangue redentor, continuou: "Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados'' (Mt. 26, 27-28). A Ceia do Senhor, sendo finalizada na Cruz de Cristo, onde Ele se fez real alimento e sacrifício, renovado todos os dias na Santa Imolação da Missa, foi o ápice da sua pregação e ação na terra, pois ''essa memória celebrada a cada vez que no altar oferecemos o nosso sacrifício de louvor, é o cume de toda a vida do cristão.

Em nossa realidade pastoral, a utilização destes livros litúrgicos é uma realidade fulgente e garantida pelos Pontífices reinantes, bem como a Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Desta forma, coube a esta Sé Apostólica incentivar e decretar a formulação de um Missal Romano a ser seguido de forma especial e diária pelos clérigos da Santa Madre Igreja.

Por consequência, há alguns dias este Gabinete Apostólico foi notificado pela Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos quanto a finalização da execução deste trabalho tão urgente, necessário e ímpar. Foi acolhido com a devida obediência e entendimento por desta mesma Congregação, que assim como Nós nutre do mesmo pensamento e esteve disposta a cooperar e colaborar com este enorme e, também, recompensador serviço litúrgico.

Portanto, em virtude da autoridade apostólica que nos foi confiada, e após um cuidado processo de revisão, DECRETAMOS E PROMULGAMOS A I EDIÇÃO TÍPICA DO MISSAL ROMANO NA FORMA ORIDNÁRIA DO RITO ROMANO.

Tudo que aqui foi nesta Constituição Apostólica decretado e estabelecido por Nós, sejam colocadas em prática sem disposições contrárias. 

Sendo assim, desejamos que a nova fórmula, rito atualizado, a estrutura reformada, sejam para todos os que utilizam deste Missal Romano e para suas Celebrações e embasamentos litúrgicos, um enriquecimento à vida litúrgica, principalmente para às circunscrições eclesiásticas, congregações religiosas e comunidades de vida apostólica.

Por fim, rogamos a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Sua Santa Mãe, Maria Imaculada, que guiem todos os fiéis na terra sempre rumo aos céus.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, na festa Litúrgica da Conversão de São Paulo, aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de dois mil e vinte e quatro, primeiro de nosso pontificado.

+ IOANNES Pp.
Pontifex Maximus

Eu subscrevi,
D. Óscar Card. Alighieri
Decano do Colégio de Cardeais