DICASTERIUM PRO EPISCOPIS
DOM EDUARDO MARTÌNEZ CARDEAL SOMALO
PRO MISERIA DEI ET APOSTOLICAE SEDIS
CARDINALIS PRTODIACONUS SANCTI SEBASTIANI CATACUMBARUM
PRAEFECTURA DICASTERII PRO EPISCOPIS
_________________________________________
DECRETUM DI RIABILITAZIONE
(Sobre a reabilitação ao terceiro grau da Ordem)
Prot. Nº 001/2026
A quantos tiverem conhecimento destas letras, seja concedida
a paz que procede de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Considerando que o ministério episcopal, instituído por Cristo Senhor, permanece na Igreja como garantia da continuidade da missão apostólica, e recordando que os Bispos, sucessores dos Apóstolos, são constituídos guias na fé, ministros da santificação e pastores do povo cristão, evocamos a palavra do Salvador: “Quem vos escuta, a mim escuta” (Lc 10,16).
Tendo acolhido os pedidos legitimamente apresentados à Sé Apostólica e após prudente avaliação realizada por este Dicastério, em plena comunhão com o Santo Padre, Papa Benedictvs II, reconhecemos que Dom Gregório Magnus, pela sua retidão de vida, fidelidade ao magistério e comprovado zelo pastoral, demonstra a necessária idoneidade para o exercício do ministério episcopal.
Por isso, firmados na exortação apostólica: “Vigiai sobre todo o rebanho, no qual o Espírito Santo vos constituiu como guardiães” (At 20,28), DECRETAMOS a plena e legítima REINTEGRAÇÃO de Dom Gregório Magnus no Colégio dos Bispos, com a restituição integral dos direitos, deveres e prerrogativas próprios de sua dignidade.
Em virtude da autoridade que nos é conferida, NOMEAMOS o referido Prelado Núncio Apostólico para o Brasil, para que, em união com o Romano Pontífice, colabore eficazmente na missão pastoral da Igreja, e simultaneamente o designamos Auxiliar para este Dicastério, para servir com diligência às responsabilidades confiadas a este organismo da Cúria Romana.
Confiamos Dom Gregório Magnus à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, e à intercessão dos Santos Pastores, para que, enriquecido pelos dons do Espírito Santo, exerça seu ministério com prudência, coragem e amor pastoral.
Dado em Roma, no Palácio do Dicastério para os Bispos, aos oito dias do mês de fevereiro do ano do Senhor de dois mil e vinte e seis, sob o pontificado de Bento II, Sumo Pontífice.

AGENDA PAPAL