Imagem

Carta do Papa Bento II ao Cardeal Ângelo Baglioni | Em agradecimento por seus feitos no Decanato do Colégio dos Cardeais

  


BENEDICTUS, PAPAM
PONTIFEX MAXIMUS

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao eminentíssimo Cardeal Ângelo Baglioni,
Cardeal-Bispo de Albano e Decano Emérito do Sacro Colégio Cardinalício

Eminência, acolhi com íntima atenção vossa súplica, pela qual, em madura ponderação, pedis para serdes dispensado do ofício de Decano do Sacro Colégio Cardinalício. Neste vosso gesto, discernimos não o cansaço do serviço, mas a nobreza de uma consciência formada na obediência, capaz de reconhecer o tempo oportuno de oferecer e, com igual grandeza, de depor nas mãos de Deus a missão outrora recebida.

Desde o início do Nosso pontificado, confiamos a Vossa Eminência a elevada tarefa de presidir o Colégio dos Cardeais, certos de encontrar em vós um guardião prudente da sua dignidade e um intérprete fiel do seu profundo significado do Papado. Ao longo desse tempo, exercestes o Decanato com singular equilíbrio de espírito, sustentando a comunhão entre os cardeais e assegurando, com firme mansidão, a continuidade de um serviço essencial à estabilidade da Igreja universal. Por isso, ao aceitar a vossa renúncia, exprimimos ao mesmo tempo o Nosso reconhecimento sincero e agradecido pelo bem silencioso e duradouro que realizastes à frente deste sacrossanto Colégio.

Confiamos agora a vossa pessoa e o vosso ministério à materna solicitude da Bem-Aventurada Virgem Maria, para que Ela vos acompanhe no recolhimento fecundo da oração e na oferta interior que continua a sustentar a Igreja. Que Cristo, Bom Pastor e Senhor da história, a quem dedicastes a vida. o trabalho fiel e o sacrifício escondido, seja para vós consolação e paz profunda do coração.


Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o Nosso Anel do Pescador, no oitavo dia do mês de fevereiro de dois mil e vinte e seis, V Domingo do Tempo Comum segundo ano de Nosso Pontificado.