Imagem

Livreto Celebrativo | Subsídio Litúrgico | Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida


 LIVRETO CELEBRATIVO
SOLENIDADE DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

ANTÍFONA DE ENTRADA

Ant. Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como uma noiva com suas joias.


RITOS INICIAIS

Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL

Pres: Irmãos e irmãs, reconheçamos os nossos pecados para celebrarmos dignamente os santos mistérios. Confessemos os nossos pecados:
Ass: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa, E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.

Kýrie, eléison.
Kýrie, eléison.

Christe, eléison.
Christe, eléison.

Kýrie, eléison.
Kýrie, eléison.

GLÓRIA

Ass: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO DA COLETA

Pres: Oremos. Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e nossa Senhora, concedei que o povo brasileiro, vivendo na paz e na justiça, possa alcançar um dia a pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém.


LITURGIA DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA

Leitor: Leitura do Livro de Ester.
Ester vestiu-se com as vestes de rainha e posicionou-se no vestíbulo interno do palácio real, diante da residência do rei. O rei estava sentado no trono, na sala do trono, voltado para a entrada. Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão; Ester aproximou-se e tocou a ponta do cetro. Então o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester? O que queres que eu faça? Mesmo que me pedisses metade do meu reino, seria concedido.” Ester respondeu: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se é do teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”
Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com a vossa beleza!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei o vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com a vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: ele é vosso Senhor!”

— O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. Majestosa, a princesa real chega, vestida com ricos brocados de ouro.

— Em vestes vistosas dirige-se ao Rei, e as virgens amigas lhe formam cortejo; entre cantos de festa e com grande alegria, entram então no palácio real. 

SEGUNDA LEITURA
 
Leitor: Leitura do Livro do Apocalipse de São João. 
Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. Quando o dragão viu que havia sido expulso para a terra, começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. A serpente então vomitou atrás da mulher como um rio de água, para submergi-la, mas a terra veio em socorro da mulher.
Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ant. Disse a Mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”

EVANGELHO

Diác: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
Diác: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Diác: Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava presente, assim como Ele e seus discípulos. Quando faltou vinho, Maria disse a Jesus: “Eles não têm mais vinho.” Ele respondeu: “Mulher, por que me dizes isso? Minha hora ainda não chegou.” Então Maria disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser.” Havia ali seis talhas de pedra para purificação, cada uma com cerca de cem litros. Jesus ordenou que as enchessem de água, e depois mandou levá-la ao mestre-sala, que percebeu que a água se havia transformado em vinho, embora desconhecesse sua origem. Os serventes, porém, sabiam. O mestre-sala elogiou o noivo pelo vinho melhor guardado para o momento certo. Este foi o primeiro dos sinais de Jesus em Caná, manifestando sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
 
PROFISSÃO DE FÉ

Pres: Creio em Deus Pai todo-poderoso,
Ass: Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.


LITURGIA EUCARISTICA

Pres: Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do Seu nome, para nosso bem e de toda a sua Santa Igreja.

Pres: Acolhei, ó Deus, as preces e oferendas apresentadas na festa da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, vosso Filho; concedei que elas vos sejam agradáveis e nos tragam a graça da vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

PREFÁCIO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA
Maria, imagem da nova humanidade

Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres: Corações ao alto.
Ass: O nosso coração está em Deus.

Pres: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass: É nosso dever e nossa salvação.

Pres: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, fonte da vida e da alegria. Na plenitude dos tempos revelastes o mistério escondido nos séculos antigos, para que o mundo inteiro recuperasse a vida e a esperança. Pois, em Cristo, novo Adão, e em Maria, nova Eva, manifestastes o mistério da vossa Igreja como primícia da humanidade redimida. Por este dom admirável, toda a criação, na força do Espírito Santo, retorna ao caminho original da Páscoa eterna. Por isso, com os Anjos e todos os Santos, proclamamos a vossa glória, dizendo a uma só voz:
Ass: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nas alturas.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

Pres: Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir para vós um povo que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.

Por isso, ó Pai, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas a  fim de que se tornem o Corpo + e o Sangue de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos mandou celebrar estes mistérios.
Ass: Enviai o vosso Espírito Santo!

Pres: Na noite em que ia ser entregue, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos.

Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, e o deu a seus discípulos.

Pres: Mistério da fé!
Ass: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

Pres: Celebrando agora, ó Pai, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu, e enquanto esperamos sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício vivo e santo.
Ass: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Pres: Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
Ass: O Espírito nos una num só corpo!

Cc1: Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
Ass: Fazei de nós uma perfeita oferenda!

Cc2: Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa Clemente e o nosso Bispo N., com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
Ass: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Cc3: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

Pres: Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém.


RITO DA COMUNHÃO

Pres: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer.
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia nos daí hoje,  perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco!
Ass: O amor de Cristo nos uniu.

Ass: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Pres: Eu sou o pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste Pão viverá eternamente. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ant. Seus filhos se erguem para proclamá-la bem-aventurada, e ela se levanta antes da aurora para dar alimento a cada um.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Pres: Oremos. Alimentados com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus: concedei ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, empenhar-se nas tarefas de cada dia para a propagação do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.


RITOS FINAIS

Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

Pres: O Deus de bondade que, pelo Filho da Virgem Maria, quis salvar o gênero humano vos enriqueça com sua bênção.
Ass: Amém.

Pres: Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
Ass: Amém.

Pres: E vós, reunidos hoje para celebrar com fervor sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
Ass: Amém.

Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres: Ide em paz.
Ass: Graças a Deus.



CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO 
E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO