CLEMENS EPISCOPVS
VICARIVS CHRISTI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho, Dom Maximilian Albrecht, até então Bispo-auxiliar de Belém do Pará, por esta nomeado seu Arcebispo Metropolitano, saudação e Bênção Apostólica.
A solicitude pastoral por todas as Igrejas, confiada por Cristo Nosso Senhor ao Bem-aventurado Pedro, Príncipe dos Apóstolos, e a Nós, seu humilde sucessor, impele-nos a prover, com diligente cuidado, o governo das sés episcopais vacantes, a fim de que o rebanho do Senhor não careça de pastor que o conduza às pastagens da vida eterna.
Chegando ao Nosso conhecimento a vacância da cátedra arquiepiscopal de Belém do Pará, após zeloso governo de vosso predecessor, Dom Tomás cardeal von Klapperschlange, voltamos o Nosso olhar paterno para essa amada porção do Povo de Deus. E assim, buscando um pastor segundo o coração de Cristo, que com sabedoria e caridade pudesse apascentar as ovelhas que lhe seriam confiadas, o Nosso pensamento voltou-se para ti, dileto filho.
Teu piedoso zelo pela sã doutrina, a prudência no governo pastoral e o testemunho de vida evangélica foram-nos amplamente recomendados. Tais virtudes, unidas à tua experiência e ao teu amor filial à Santa Igreja, fazem-te idôneo para assumir tão grande múnus.
Portanto, ouvido o parecer do Dicastério para os Bispos, com a plenitude de Nossa Autoridade Apostólica, por meio desta bula, nós te NOMEAMOS E CONSTITUÍMOS COMO ARCEBISPO METROPOLITANO DE BELÉM DO PARÁ, com todos os direitos e obrigações que, segundo os sagrados cânones, são inerentes a este ofício.
Concedemos-te a faculdade de tomar posse canônica da referida Arquidiocese e de receber o pálio arquiepiscopal, símbolo de comunhão com a Sé Apostólica, das mãos do Núncio Apostólico em terras brasileiras, ou de outro Bispo em comunhão conosco, conforme a conveniência e seu melhor julgamento.
Antes, porém, segundo o costume da Igreja, deverás fazer a Profissão de Fé católica e prestar o Juramento de Fidelidade a Nós e aos Nossos sucessores, na presença do Colégio de Consultores ou do Núncio Apostólico, enviando à Sé de Pedro os respectivos documentos, devidamente assinados e selados, para que constem em nossos arquivos.
Exortamos o clero, os religiosos, as religiosas e todos os fiéis leigos dessa amada Arquidiocese a te acolherem com espírito de fé e sincera obediência, aderindo com amor filial aos teus ensinamentos e orientações. E a ti, venerável irmão, recomendamos que, a exemplo do Bom Pastor, entregues a tua vida pelo rebanho, amando a todos, especialmente os mais pobres e sofredores, com coração de pai.
Enquanto confiamos o teu novo ministério à poderosa intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria de Nazaré, Rainha da Amazônia concedemos-te, de coração, uma especial Bênção Apostólica, que estendemos a toda a Arquidiocese de Belém do Pará.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, sob o Anel do Pescador, aos 11 dias do mês de outubro do ano jubilar da esperança de 2025, primeiro de Nosso Pontificado.
CLEMENTE PP. II
De mandato Summi Pontificis,
+Thoma Card. von Klapperschlange