DOMINUS ALDUS VICTORIUS MARIAE FISICHELLA
EX DEI MISERICORDIAE ET A SANCTA SEDE APOSTOLICA
CARDINALIS EPISCOPUS FRASCATENSIS ET OSTIA
PRAEFECTUS CONGREGATIONIS DE CULTU DIVINO
ET DISCIPLINA SACRAMENTORUM
A todos quantos este dignarem-se acolher,
saúde e paz.
Considerada a renúncia apresentada pelo Sumo Pontífice Pio III ao Múnus Petrino, com a devida reverência e reconhecimento pelo fecundo serviço prestado à Igreja universal, esta Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, por mandato da Sé Apostólica, determina o seguinte:
I. Concede-se a faculdade de celebrar Missas em ação de graças pela vida e pelo ministério apostólico do Papa Pio III, a serem oferecidas em todas as comunidades cristãs, catedrais, basílicas, santuários e paróquias.
II. Para tais celebrações, fica aprovado o formulário próprio intitulado “Missa de ação de graças pelo Papa Pio III”, com textos adequados para a Liturgia Eucarística, os quais acompanham o presente Decreto.
III. As mencionadas Missas poderão ser celebradas até o dia 14 de setembro do corrente ano, em dias livres ou na forma de Missa votiva, observadas as normas do Calendário litúrgico.
Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Dado em Roma, no Sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, aos quatro dias do mês de setembro do Ano Santo da Esperança de dois mil e vinte e cinto, sob o pontificado de Pio III.
✠ Aldo CARD. Fisichella
Praefectus
FORMULÁRIO PARA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS
PELO PAPA PIO III
Antífona de Entrada
Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja; e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus.
Oração da Coleta
Ó Deus, pastor e guia de todos os fiéis, olhai benigno o vosso servo Pio III, que constituístes pastor da vossa Igreja; concedei-lhe que, com sua palavras e exemplo, edifique aqueles a quem preside e chegue à vida eterna, com o rebanho que lhe foi confiado. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, Por todos os séculos dos séculos.
Oração sobre as oferendas
Senhor, acolhei com agrado os dons que vos apresentamos, e com proteção constante, conduzi a vossa santa Igreja unida ao nosso Papa Pio III; que lhe destes como pastor. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?
Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.
Oração depois da Comunhão
Senhor, tendo participado da mesa celestial, suplicantes vos pedimos: Pela força deste sacramento, confirmai a vossa Igreja na unidade e no amor; salvai e protegei sempre, junto com o rebanho que lhe confiastes, o vosso servo Pio III, a concedestes o ministério pastoral. Por Cristo, nosso Senhor.

.svg.png)
AGENDA PAPAL