Imagem

Congregação para os Bispos | Convocação para o Jubileu do Episcopado

DOM VICENTE D'ANGELO CARDEAL SCOPELLI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DI S. ANDREAE APOSTOLI DI HORTIS
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

A todos que lerem ou tomarem conhecimento, saúde e bênçãos por parte de Nosso Senhor.

Como ensina o Apóstolo Paulo: “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz; um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados a uma só esperança” (Ef 4,3-4). 
Recentemente proclamado, o Jubileu do Episcopado é um chamado para os Bispos, que em comunhão com o Romano Pontífice, devem unir-se para compartilhar os seus conhecimentos e experiências e fomentar o desejo da Igreja: unir a todos para um maior desempenho na execução da evangelização.
Assim, este jubileu não será apenas recordação de um tempo transcorrido, mas sinal visível da graça que sustenta os pastores no exercício do seu ministério, edificando o Corpo Místico de Cristo.

Assim, sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, CONVOCA-SE todos os Reverendíssimos excelentíssimos Bispos, eméritos ou ativos, a reunirem-se em solene Audiência Episcopal com o Santo Padre, Sua Santidade Papa Pio III, sucessor de São Pedro e Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo na terra, em celebração jubilosa do Jubileu do Episcopado que será iniciado ás 21h30 na Quinta feira (21/08), na Cidade do Vaticano.

Exorta-se, portanto, a todos os Prelados que, em espírito de obediência filial e comunhão com a Sé Apostólica, atendam a este chamado, a fim de se unirem ao Santo Padre no louvor, na oração e na fraternidade episcopal, reafirmando o compromisso de guardar fielmente o depósito da fé como recorda o Magistério constante da Igreja.

Que esta convocação seja acolhida com reverência e zelo pastoral, pois “é belo que os irmãos vivam unidos” (Sl 132,1), e que tal encontro se torne fonte de renovada graça para toda a Igreja de Deus, santa, católica e apostólica.

Dado em Roma, junto à Cátedra de Pedro, sob a autoridade do Sumo Pontífice Pio III, no décimo nono dia do mês de agosto, no Ano da Esperança de 2025.