Imagem

Carta do Papa Pio III ao Cardeal Giovanni Bapttista Rè | Pela qual aceita o pedido de renúncia ao Decanato do Colégio Cardinalício

  

PIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUA REI MEMORIAM

Ao eminentíssimo Cardeal Giovanni Bapttista Rè, 
Cardeal-Bispo di Sabina-Poggio Mirteto e Decano Emérito do Sacro Colégio Cardinalício

Recebi com afeto paternal a vossa humilde súplica, pela qual pedis para serdes liberado do Decanato do Colégio Cardinalício. No vosso gesto, contemplo o reflexo daquela liberdade interior que nasce da fé e do amor à Igreja: a liberdade de quem sabe oferecer o próprio serviço e, ao mesmo tempo, sabe entregá-lo nas mãos do Senhor, quando os tempos assim o pedem.

Aceito, pois, a vossa renúncia, não como sinal de afastamento, mas como expressão madura da vossa contínua disponibilidade à vontade de Deus. O vosso caminho de serviço permanece, e a vossa presença entre os irmãos cardeais continuará a ser luz serena, conselho sábio e testemunho de fidelidade.

Confio-vos, de modo particular, à ternura da Mãe de Deus, para que Ela vos acompanhe no silêncio fecundo da oração e no dom sempre novo da esperança. Que Cristo Bom Pastor, a quem consagrastes tantos anos de labor e sacrifício, seja agora a vossa força e a vossa paz.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no vigésimo oitavo dia do Ano Jubilar da Esperança de dois mil e vinte e cinco, o primeiro do nosso pontificado.