Imagem

Carta do Papa Pio III ao Cardeal Aldo Vittorio Maria Fisichella | Por ocasião de sua nomeação como Decano dos Cardeais

  

PIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUA REI MEMORIAM

Ao eminentíssimo Cardeal Aldo Vittorio Maria Fisichella, 
Cardeal-Bispo di Frascati e Óstia, Decano do Sacro Colégio Cardinalício

Desde a juventude do vosso ministério, a Providência uniu os nossos caminhos para que, lado a lado, aprendêssemos o peso doce e exigente do serviço à Esposa de Cristo. Nos diversos encargos que a Sé Romana confiou a Vossa Eminência, sobretudo no ofício de Secretário de Estado, sempre pude reconhecer a lucidez do vosso juízo, a fortaleza da vossa fé e a lealdade sincera da vossa amizade.

Hoje, cumpre-me comunicar-vos a vossa nomeação como Decano do Sacro Colégio Cardinalício. Não vos apresento aqui uma designação como quem anuncia novidade distante, mas como quem partilha, de coração a coração, a certeza de que fostes chamado a ocupar o lugar que vos corresponde, como primus inter pares, na comunhão dos Vossos Irmãos.

Recebei, portanto, este encargo como selo da confiança que a Igreja deposita em Vossa Eminência, e como sinal da íntima proximidade que nos une no governo da grei de Cristo. Que a vossa palavra seja firme sem dureza, sábia sem altivez, e que o vosso exemplo permaneça reflexo da única soberania que procede do Senhor Crucificado e Ressuscitado.

Confio o vosso novo ofício à intercessão da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, e à custódia dos Santos Pedro e Paulo, colunas da Igreja. E enquanto vos comunico, com afeto fraternal, esta decisão, envio-vos a Bênção Apostólica, penhor de copiosas graças divinas em Cristo.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no vigésimo oitavo dia do Ano Jubilar da Esperança de dois mil e vinte e cinco, o primeiro do nosso pontificado.