SERVUM SERVORUM DEI
DECRETUM DE DISSOLUTIONE
DIOCESIUM EUROPAEARUM
A todos que lerem estas Letras Apostólica,
concedo a minha Pia bênção paternal.
Considerando a solene e sagrada missão que o Senhor me confiou, para a salvaguarda e promoção do bem da Santa Igreja, após profunda contemplação e diligente análise das necessidades e prioridades que se impõem à nossa Santa Mãe Igreja, principalmente no âmbito da estrutura administrativa no território do Habblet, cheguei à clara e convicta conclusão da real desnecessidade de manter a Diocese de Versalhes outrora eregida por mim, no início do pontificado.
Por esta razão, e sob a autoridade apostólica a mim conferida, ORDENO e DECLARO o ENCERRAMENTO imediato da Diocese de Versalhes, na França. Esta venerável Sede, que outrora cumpriu seu papel no desenvolvimento da fé, agora se encontra desnecessária para os novos rumos que a Igreja deve tomar em resposta às atuais circunstâncias.
Ordenamos ainda que os Ordinários dessas Igrejas sejam incardinados imediatamente no Vicariato Apostólico de Oquinomura, no status de EMÉRITOS. Assim, revogamos todas as disposições anteriores referentes à governança dessa Diocese, à luz da reflexão profunda sobre a missão universal da Igreja e suas novas prioridades. Proclamamos que estas medidas estão em plena conformidade com a vontade divina, como refletido nas palavras do Santo Agostinho: “Ame e faça o que quiseres, pois quem ama a Deus não deseja senão aquilo que é justo”.
Dado em Roma, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, neste vigésimo quarto dia de novembro, no Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e quatro, primeiro do nosso Pontificado.
+ AUGUSTUS

AGENDA PAPAL