
LEO, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
A todos os que estas letras apostólicas lerem,
concedo a pia bênção apostólica,
sobretudo venerados bracaraugustano.
Pela suprema autoridade da Cátedra de São Pedro, a nós confiada pela Divina Providência, e movidos pelo zelo pastoral para a maior glória de Deus e o bem da Santa Igreja, decretamos e instituímos, por meio desta Bula, a elevação da Sé de Braga ao status de Arquidiocese. Em reconhecimento à sua importância histórica e ao fervor de seu povo, desejamos conceder à Igreja em Portugal maior dignidade e responsabilidade no seio da Cristandade.
Após consultarmos o Colégio dos Cardeais e invocarmos a assistência do Espírito Santo, nomeamos e confirmamos o excelentíssimo e reverendíssimo Dom Pietro Acciaioli, até então Bispo desta Sé, como o primeiro Arcebispo de Braga, investido de todos os direitos, privilégios e deveres próprios de sua nova dignidade. Confiamos a ele a missão de guiar o povo de Deus com firmeza e piedade, sendo sempre defensor da fé católica e promotor da caridade.
Esta ereção canônica, válida e irrevogável, é proclamada na Sacrossanta Basílica de São Pedro, nesta data do décimo oitavo dia de setembro, no ano da salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e quatro, no primeiro ano de Nosso Pontificado.
Leo, Pp. I
Servus Servorum Dei