
LEO, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
A todos os que estas letras apostólicas lerem,
concedo a pia bênção apostólica,
sobretudo venerados lionese.
Considerando com diligente atenção a necessidade de fortalecer a missão pastoral da Igreja nas Gálias e, em especial, honrar a antiga Sé de Lyon, berço da fé cristã nesta região, elevamos, sob a inspiração do Espírito Santo, a Sé de Lyon à dignidade de Arquidiocese Metropolitana. Esta dignidade reflete o valor histórico e espiritual de Lyon, a Primazia das Gálias, um pilar da fé católica desde os primeiros séculos.
Após consultarmos o Conselho do Colégio Cardinalício e com base na nobreza de sua experiência e virtudes, nomeamos e confirmamos o eminentíssimo Dom Péter Érdõ, Cardeal Presbítero di Sanctissimi Sacramenti ad Turrim Sclavorum, como o novo Arcebispo da Arquidiocese de Lyon. Depositamos em suas mãos a missão de continuar a gloriosa tradição de Lyon, sendo fiel à defesa da fé e à caridade pastoral. Sua sabedoria e firmeza no serviço à Igreja o tornam digno desta nova missão, e esperamos que, sob sua liderança, o povo de Deus nesta arquidiocese seja guiado com justiça e amor.
A Sé de Lyon, elevada à primazia pelo seu significado eclesial e histórico, merece um pastor à altura de suas tradições, e, por isso, confiamos a Dom Péter Érdõ a missão de servir com zelo e santidade à sua nova arquidiocese, a fim de que ela continue a florescer e ser um farol da fé cristã.
Dado em Roma, na Sacrossanta Basílica de São Pedro, aos dezoito dias do mês de setembro, no ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e quatro, no segundo ano de Nosso Pontificado.
Leo, Pp. I
Servus Servorum Dei