Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Congregação para os Bispos | Memorando à Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé

DOM ANGELO CARDEAL BAGLIONI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI PORTO SANTA-RUFINA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS
_________________

Vaticano, 16 de Junho de 2024

A Sua Eminência Reverendíssima, Dom Wilhelm Cardeal Richter,
 saúde e bênção de Deus.

"A Igreja é a comunidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo,
que é a luz única para pessoas e povos” (LG, n.1).

Città del Vaticano | Memorando del 16 Giugno 2024

𝔄
través deste desígnio, oriundo da preciosa inspiração do Divino Espírito Santo, quis o Senhor, nosso Deus, popular a terra com insignes pastores para o rebanho divino, fiéis trabalhadores da messe e cooperadores íntimos de nossa Santa Igreja Católica. Entretanto, cabe a nós, seus mais diletos servos, àqueles eleitos pela Graça Divina e intercessão, orientá-los acerca de seu pastoril terreno.

𝕮om efeito, “os Bispos constituídos pelo Espírito Santo, são os sucessores dos Apóstolos como pastores das almas, Cristo, na verdade, deu aos Apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de apascentá-los. E assim, os Bispos foram constituídos, pelo Espírito Santo que lhes foi dado, verdadeiros e autênticos mestres da fé, pontífices e pastores” (cf. O Bispo, Cerimonial dos bispos).

Devemos sempre nos curvar às palavras do Senhor, sejamos sempre obedientes àqueles que representam esta autoridade na Terra, no caso, o Sumo Pontífice. A penalidade é proporcional à gravidade daquilo que o penalizado fez e esta é decretada, sob a concordância e a publicação deste Prefeito, o própria Santa Sé é aberta a conversas e diálogos, conforme a particularidade de cada caso.

Considera-se recebido, o documento no qual me foi confiado por Vossa Eminência Reverendíssima, o Cardeal Richter, Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé. Esteja certo de que 
Sagrada Congregação para os Bispos analisará esta recomendação com apuro e santidade, e agradeço-o pelas palavras de Nosso Senhor Jesus aos seus discípulos, de forma que as reoriento:


"Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano." (São Mateus XVIII, 17)


Sem mais, rogamos a Jesus Cristo, filho do Deus vivo, que mande sobre nós a luz do Espírito Santo. Que a
 Virgem Santíssima interceda por nós nesta nobre missão e nos cubra com seu manto sagrado, nos protegendo e nos livrando de todo o mal.

Dado e passado em Roma, no Palazzo delle Congregazioni, junto a São Pedro, no décimo sexto dia de Junho do Ano de dois mil e vinte e quatro.

+ Angelo Card. Baglioni
Prefeito