Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

Decreto pelo qual se nomeia o secretário da Dicastério | Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

 


DOM GABRIEL PEDRO DE ALCÂNTARA CARDEAL ORLEANS E BRAGANÇA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
PREFEITO DO DICASTÉRIO PARA O CULTO DIVINO 
E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS

EM NOME DO SUMO PONTÍFICE,
JOÃO PAULO II


NOMEAÇÃO

para o Ofício de Secretário do Dicastério
para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos


Em nosso ofício de zelar por toda a Igreja Católica Apostólica Romana, contamos com o empenho, esforço e colaboração de mais diversas classes de fiéis. Esta Sagrada Congregação, por providência da Santa Sé, é imbuída das faculdades inerentes aos cuidados quanto à Sagrada Liturgia no orbe. Após ser designado pelo Papa a assumir esta prefeitura da Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, e após um curto período de organização da mesma, cheguei a conclusão da necessidade de um secretário para o auxilio nas funções cabíveis exigidas por esta prefeitura, sendo também representante da mesma no território brasileiro.

Dessarte, tendo volvido o período disposto para a nomeação de pessoas capacitadas para ingressar nesto sagrado Dicastério da Cúria Romana, havendo um número reduzido de procuras, possuindo somente uma pessoa que cumpriu fidedignamente com as determinações, NOMEAMOS, por meio desta, como secretário do Dicastério para o Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, o Excelentíssimo Sr. Dom Eduardo Martínez Somalo. Desse modo, concedemos ao referido todas os atributos a este ofício prestado à Santa Sé.

Sem Mais, suplicamos as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua amabilíssima Mãe,  Nossa Senhora, sobre nosso venerável irmão, para que conduza com humildade e zelo os trabalhos a ele confiado.

Dado em Roma, no Palácio do Sagrado Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, aos três dias do mês de Maio do Ano Santo da Fé de dois mil e vinte e quatro. Sob a Coroa de João Paulo II, Pontífice Máximo.


Gabriel Pedro de Alcântara Cardeal Orleans e Bragança
Prefeito