Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Livreto Celebrativo | Dia da Memória do Holocausto

  

LIVRETO CELEBRATIVO
LIVRARIA EDITORA VATICANA
CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO


PARALITURGIA
DIA DE MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

Piazza di Castel Gandolfo - 27.01.2024



RITOS INICIAIS

1. Reunido o povo, o sacerdote dirige-se ao presbitério com os ministros, durante o canto de entrada.

CANTO INICIAL

DESCANSO ETERNO DAI-LHES, SENHOR,
E A LUZ PERPÉTUA OS ILUMINE. (BIS)


A VÓS, Ó DEUS, DEVEMOS DIRIGIR
O NOSSO LOUVOR EM SIÃO.
A VÓS PAGAREMOS O VOTO EM JERUSALÉM.
OUVI MINHA ORAÇÃO,
A VÓS VIRÁ TODA CARNE.

DESCANSO ETERNO DAI-LHES, SENHOR,
E A LUZ PERPÉTUA OS ILUMINE.

RITO INICIAL
Chegando ao presbitério o celebrante se dirige a cátedra.

Pres: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 
Ass: Amém! 

Pres: A graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai, e de Jesus Cristo nosso Salvador, estejam convosco! 
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Em seguida, o sacerdote, explica o sentido da celebração com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Caríssimos filhos, reunimo-nos aqui para fazer penitência e memória as vítimas do holocausto. Sim, por detrás destas lápides encerra-se o destino de inumeráveis seres humanos. Eles despertam a nossa memória, despertam o nosso coração. Não querem provocar em nós o ódio: ao contrário, demonstram-nos como é terrível a obra do ódio. Querem conduzir a razão a reconhecer o mal como mal e a rejeitá-lo; querem suscitar em nós a coragem do bem, da resistência contra o mal. Querem dar-nos aqueles sentimentos que se expressam nas palavras que Sófocles coloca nos lábios de Antígona face ao horror que a circunda: "Estou aqui não para odiar mas para, juntos, amar".

Oremos, pedindo a Deus pela vida dos que faleceram. 
(Momento de silêncio)

Após um instante, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: Oremos. Ó Deus, fizestes o vosso Filho único vencer a morte e subir ao céu. Concedei a vossos filhos e filhas superar a mortalidade desta vida e contemplar eternamente a vós, criador e redentor de todos.  Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.


SALMO RESPONSORIAL (118)

Salmista: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos!
Ass:  Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos!

Salmista: Ensinai-me, Senhor, o caminho dos vossos decretos para ser fiel até ao fim.
Dai-me entendimento para guardar a vossa lei e para a cumprir de todo o coração. R.
 
Salmista: Console-me a vossa bondade, segundo a promessa feita ao vosso servo.
Desçam sobre mim as vossas misericórdias e viverei, porque a vossa lei faz as minhas delícias. R.
 
Salmista: Jamais esquecerei os vossos decretos porque neles me tendes dado a vida.
A Vós pertenço, sede o meu auxílio, porque sempre quis seguir os vossos preceitos. R.

Salmista: Em todas as coisas perfeitas descubro limites, mas a vossa lei é grande, sem medida.
A vossa palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos. R.

REFLEXÃO


RITO DA RECONCILIAÇÃO

Pres: Irmãos e irmãs, supliquemos ao Senhor de misericórdia que perdoe nossas faltas e cure nossas feridas, pois ele purifica os corações arrependidos e absolve de toda iniquidade os que reconhecem seus pecados:
Todos se ajoelham.

Leitor: Perdoai, Senhor, por vossa misericórdia, as faltas que cometemos contra a unidade da vossa família, e fazei-nos um só coração e uma só alma.
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Pecamos, Senhor, muitas vezes. Apagai nossos pecados com vossa graça salvadora. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor- Dai-nos o vosso perdão, como perdoamos nossos irmãos e reconciliai-nos com vossa Igreja. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Senhor, purificai e renovai a vossa Igreja; que ela dê sempre mais testemunho de vós. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Tocai o coração daqueles que se afastaram de vós, para que regressem a vós e permaneçam no vosso amor. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Muitas vezes nos isolamos e vivemos uma vida egoísta. Ajudai-nos a viver na comunhão dos vossos filhos. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Senhor, muitos de vossos filhos não têm o que comer e vestir. Perdoai-nos pela nossa falta de generosidade. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Desejamos, Senhor, nos reconciliar convosco e com os irmãos, para que sejamos, no mundo, sinal de vosso amor. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Acolhei-nos, Senhor, contritos e humilhados, pois os que esperam em vós não serão desiludidos. 
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

Leitor: Concedei-nos, Senhor, que perdoados, nos alegremos em vós, e de coração puro nos alegremos.
Ass: Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. 

A comunidade ainda ajoelhada proclama a confiança na misericórdia.
Durante o canto, pessoas a assembleia é aspergida com água benta.


CANTO ASPERSÃO

MISERICÓRDIA, Ó SENHOR, POIS PECAMOS!

1. TENDE PIEDADE, Ó MEU DEUS, MISERICÓRDIA!
NA IMENSIDÃO DE VOSSO AMOR, PURIFICAI-ME!
LAVAI-ME TODO INTEIRO DO PECADO,
E APAGAI COMPLETAMENTE A MINHA CULPA!

2. EU RECONHEÇO TODA A MINHA INIQUIDADE,
O MEU PECADO ESTÁ SEMPRE À MINHA FRENTE.
FOI CONTRA VÓS, SÓ CONTRA VÓS, QUE EU PEQUEI,
PRATIQUEI O QUE É MAU AOS VOSSOS OLHOS!

3. CRIAI EM MIM UM CORAÇÃO QUE SEJA PURO,
DAI-ME DE NOVO UM ESPÍRITO DECIDIDO.
Ó SENHOR, NÃO ME AFASTEIS DE VOSSA FACE,
NEM RETIREIS DE MIM O VOSSO SANTO ESPÍRITO!

4. DAI-ME DE NOVO A ALEGRIA DE SER SALVO
E CONFIRMAI-ME COM ESPÍRITO GENEROSO!
ABRI MEUS LÁBIOS, Ó SENHOR, PARA CANTAR,
E MINHA BOCA ANUNCIARÁ VOSSO LOUVOR!


ORAÇÃO DO SENHOR
Após a aspersão todos se levantam. 

O celebrante convida:
Pres: Fiquemos em pé e rezemos a oração das treze almas.

O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
Ass: Graças a Deus, com a purificação da memória, à qual nos estimula este lugar de horror, crescem à sua volta numerosas iniciativas que desejam pôr um limite ao mal e dar força ao bem. Sua Igreja, que estão particularmente unidas ao mistério da cruz de Cristo e nos recordam a fé dos cristãos, afirma incondicionalmente que o próprio Deus desceu ao inferno do sofrimento e sofre juntamente conosco. Assim podemos esperar que do lugar do horror nasça e cresça uma reflexão construtiva e que recordar ajude a resistir ao mal e a fazer triunfar o amor.

Pres: O Senhor é o meu pastor: nada me falta. 
Ass: Em verdes prados me fez descansar e conduz-me às águas refrescantes.

PresOremos: Assisti, Senhor, aos vossos servos, que, na vossa Igreja, se confessam pecadores, e fazei que, depois de libertados de suas faltas, eles possam dar-Vos graças de coração renovado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.


MEMÓRIA

Neste momento, em silêncio, deposita-se flores no marco zero da praça, em símbolod e homenagem e paz.

Neste momento é aconselhável que o celebrante faça um pequeno exame de consciência. Ouça os fieis com atenção e os oriente, dando a absolvição e uma penitencia para ser cumprida.


BENÇÃO FINAL

Segue-se o rito de despedida. O sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
PresO Senhor esteja convosco.
Ass: E com o teu espírito.

Celebração dos fiéis defuntos
Pres: O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, ele que na sua bondade criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição.
Ass: Amém.

PresDeus nos conceda o perdão dos pecados, e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.
Ass: Amém.

PresE todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com ele
Ass: Amém.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
PresAbençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
Ass: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
PresDai-lhe, Senhor, o repouso eterno.
Ass: E brilhe para eles a Vossa luz! Amém