Biblioteca Apostólica | Dia de Memória das Vítimas do Holocausto

DOM AGNELO ROSSI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO TITULAR DE SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS
BIBLIOTECÁRIO VATICANO

Vaticano, 27 de janeiro do Ano do Senhor de 2024.

Prezados companheiros, 

Neste sábado, 27, é comemorado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data faz referência à liberação, pelas tropas soviéticas, do Campo de Concentração e Extermínio Nazista Alemão de Auschwitz em 1945 e foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Para isto, uma cerimônia em homenagem às vítimas será prestada na Piazza di Castel Gandolfo, neste sábado às 21h.

Devemos recordar o extermínio de milhões de judeus e de pessoas de diferentes nacionalidades e credos religiosos. Essa crueldade indescritível não deve voltar a repetir-se! O Papa João II apela, a todos, especialmente educadores e famílias, para que fomentem nas novas gerações uma consciência do horror desta página obscura da história. Não deve ser esquecida, para que possamos construir um futuro no qual a dignidade humana não volte a ser espezinhada.

Onde estava Deus naqueles dias? Por que Ele silenciou? Como pôde tolerar este excesso de destruição, este triunfo do mal? Este grito de angústia sofredor eleva a Deus em períodos de extrema tribulação, é ao mesmo tempo um grito de ajuda de todos os que, ao longo da história ontem, hoje e amanhã sofrem por amor de Deus, por amor da verdade e do bem; e há muitos, também hoje.

Lembrai-Vos de nós na vossa misericórdia. Dai-nos a graça de nos envergonharmos daquilo que, como homens, fomos capazes de fazer, de nos envergonharmos desta máxima idolatria, de termos desprezado e destruído a nossa carne, aquela que Vós formastes da lama, aquela que vivificastes com o vosso sopro de vida.

Nunca mais, Senhor, nunca mais!

Em Cristo, me despeço.

AGNELO ROSSI, Prefeito