Imagem

Congregação para os Bispos | Decreto de Reabilitação

DOMINUS IDALÉCIUS MARIAE SKOL ET ARAÚJO
EX DONO DEI ET AUCTORITATE SANCTAE SEDIS APOSTOLICAE
CARDINALIS PRESBYTERUS SANCTI ANDREAE DELLA VALLE
PRAEFECTUS SACRAE CONGREGATIONIS PRO EPISCOPIS

Tendo examinado atentamente a petição apresentada por Jorge Orsini, e após diligente exame dos autos e pareceres das instâncias competentes, e considerando a autoridade da Igreja que busca a adequada alocação de seus clérigos para o bem das almas e a renovação do ministério;

Em virtude de nossa autoridade ordinária e delegada, e em conformidade com os cânones do Código de Direito Canônico, que estabelecem:

Cân. 376 — Chamam-se Bispos diocesanos aqueles a quem foi confiado o cuidado de alguma diocese; os restantes denominam-se titulares.
Cân. 403 — § 1. Quando as necessidades pastorais da diocese o aconselharem, sejam constituídos [...] um ou vários Bispos auxiliares;

E considerando as diretrizes do Cerimonial dos Bispos, que orientam sobre a liturgia episcopal e a colaboração dos Bispos Auxiliares com o Bispo Diocesano, especialmente no que tange à sua participação no governo pastoral da diocese;

DECRETAMOS:

Art. 1. A readmissão de Dom Jorge Orsini ao pleno exercício do ministério episcopal, com a restauração de todas as faculdades e direitos inerentes ao seu estado, que porventura tenham estado inativos ou restringidos. Fica, por conseguinte, reconhecida sua plena capacidade para o serviço eclesiástico.
Art. 2. A nomeação de Dom Jorge Orsini como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, no Brasil, para auxiliar o Bispo Diocesano, Dom Ronaldo Skol Araújo, no governo pastoral da referida Arquidiocese, exercendo as funções que lhe forem delegadas em conformidade com o direito e a prudência pastoral.

Elevamos, por fim, nossas súplicas ao Espírito Santo, para que, conformando-o cada vez mais à imagem do Cristo, Bom Pastor, o fortaleça em sua vocação sagrada. Que encontre ele refúgio, consolo e renovado ardor missionário no Sacratíssimo Coração de Jesus.

Dado e passado em Roma, no dia 07 de outubro do Ano Jubilar de 2025, primeiro do Pontificado de Clemente II.