Imagem

Bula "Apostolicum Decretum" | Pela qual se suspende a Arquidiocese de Viena na Áustria

 


PIUS, EPISCOPUS

PONTIFEX MAXIMUS

AD PERPETUAM REI MEMORIAM


BULA PONTIFÍCIA 
APOSTOLICUM DECRETUM
Pela qual se suspende a Arquidiocese de Viena na Áustria

A todos que lerem esta Bula Pontifícia,

concedo a minha bênção apostólica.


Impulsionados pelo zelo pastoral que nos foi confiado por Nosso Senhor Jesus Cristo, Pastor Supremo do rebanho universal, e considerando atentamente as circunstâncias e necessidades da Igreja nas terras da Áustria, vimos, com paterna solicitude, que a Arquidiocese de Viena, outrora erigida como farol de fé, não mais pode sustentar, com a devida diligência, as exigências espirituais e administrativas que o tempo presente impõe.

Reconhecendo a importância desta sede na tradição da Igreja, mas percebendo a necessidade de reordenamento pastoral em vista do bem espiritual dos fiéis e do correto exercício do ministério episcopal, SUSPENDEMOS canonicamente a Arquidiocese de Viena, com efeito imediato, até ulterior deliberação apostólica.

Em consequência desta suspensão, determinamos que todos os Reverendíssimos Párocos, Vigários e demais ministros ordenados até então vinculados à Arquidiocese de Viena sejam transferidos para a Arquidiocese de São Paulo, onde desempenharão suas funções pastorais sob a jurisdição do Arcebispo Metropolitano local, garantindo a continuidade do cuidado pastoral dos fiéis e a preservação da unidade eclesial.

Exortamos, pois, que tais ministros sagrados, com renovado fervor, assumam as suas novas missões, cooperando com o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, para edificação do Corpo de Cristo e maior glória de Deus.

Confiamos esta decisão à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Glória, e de São Carlos Borromeu, para que inspirem todos os clérigos e fiéis a cumprir com fidelidade os desígnios da Santa Igreja, perseverando na fé, na caridade e na obediência à Sé Apostólica.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o Anel do Pescador, no dia 24 do mês de Agosto do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, o primeiro do nosso Pontificado.

 +PIUS.Pp