CAMERARIUS CAMERAE APOSTOLICAE
____________
Cidade do Vaticano, 11 de julho de 2025.
Ao Senhor Apostólico, o Papa Pio III.
Beatíssimo Pai,
Com filial devoção e profundo reconhecimento, dirijo-me à Vossa Santidade para manifestar minha gratidão sincera pelas orações oferecidas durante o período de minha enfermidade e recuperação. Certamente foi a intercessão constante de Vossa Santidade, somada à clemência divina, que sustentou este indigno servo nos dias de provação e fragilidade.
“In tribulatione invocavi Dominum, et exaudivit me” (Sl 119,1): em meio à dor, o clamor da Igreja, unido à Vossa paterna intercessão, foi ouvido. O Senhor, em Sua bondade, restituiu a este vosso filho a saúde necessária para retomar os encargos que me são confiados no corpo místico de Cristo.
Recebo com temor e humildade a nomeação como Camerlengo da Santa Romana Igreja, ciente da grandeza da missão e da confiança que nela se encerra. Aceito-a como expressão da vontade do Supremo Pastor e da Providência que conduz a Igreja por mãos humanas guiadas pelo Espírito. “Fiat voluntas tua”, mesmo quando pesa a cruz da responsabilidade.
Peço a Vossa Santidade que me permita assegurar com toda clareza e firmeza: este vosso servo permanece unido à Cátedra de Pedro com coração indiviso, alma obediente e espírito de filho. Una fides, unum baptisma, unus Deus — e um só Vigário de Cristo, a quem sirvo com lealdade, no espírito de São Francisco e na tradição dos Frades Menores Capuchinhos.
No zelo da missão que ora me confiais, confio-me à intercessão de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, e ao patrocínio de São José, modelo dos servidores fiéis, pedindo ao Senhor que me conceda prudência, firmeza e humildade. Rezo para que a unidade eclesial, sob o timão de Vossa Santidade, se fortaleça dia após dia, e que todos nós, sucessores dos Apóstolos, sejamos instrumentos da verdade, da paz e da caridade.
Datum in Palatio Apostolico, Vaticano, die undecimo mensis Iulii, anno Domini bis millesimo vicesimo quinto.
Submissos em Cristo,