PIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao estimado Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará, Dom Tomás von Klapperschlange Araújo, e aqueles que lerem estas Letras Apostólicas,
saudação e bênção apostólica.
A Igreja de Cristo, peregrina neste mundo e sempre guiada pelo influxo do Espírito Consolador, não cessa de buscar, com zelo e discernimento, homens probos e adornados de virtudes pastorais, para que, unidos à Cátedra de Pedro, cooperem no augusto encargo de santificar, ensinar e governar o povo santo de Deus. Desde os tempos apostólicos até nossos dias, foi vontade do Divino Pastor que tais varões se distinguissem pela integridade da doutrina, pela vida imaculada e pela generosa dedicação à causa do Evangelho, em fidelíssima união com o Vigário de Cristo na terra.
Entre esses, fulgura com particular brilho o nome do Nosso estimado filho Dom Tomás von Klapperschlange Araújo, cuja trajetória eclesial, granjeou o reconhecimento de fiéis e pastores. Seu testemunho de comunhão com esta Sé Apostólica e seu diligente serviço à grei confiada a seus cuidados pastorais tornaram-se, para todos, sinal eloquente de fidelidade e amor à Santa Igreja. Por isso, após madura deliberação, julgamos oportuno e conveniente elevá-lo à púrpura cardinalícia, como sinal de especial confiança e vínculo mais estreito com o Nosso Ministério Petrino. Considerando, pois, a constância de tua fidelidade ao múnus apostólico, a nobreza do teu espírito e a tua comprovada união com esta Sé de Pedro, resolvemos, movidos por paterna estima, admitir-te no número dos Nossos Eminentíssimos Irmãos, com o título de Cardeal-Presbítero de San Lorenzo in Lucina, com todas as honras, encargos, insígnias e prerrogativas estabelecidas segundo as normas do sagrado cânon.
Rogamos ao Senhor, por intercessão de São Lourenço Mártir, celeste patrono de tua igreja titular, que fortaleça tua alma no zelo pela glória de Deus e pela salvação das almas, a fim de que, investido da púrpura que simboliza até o sangue derramado, perseveres na fidelidade ao Evangelho, ao Sumo Pontífice e à Igreja universal.