COMUNICADO DA SALA DE IMPRENSA DA SANTA SÉ
___________________________________
A Santa Sé, com o mais profundo pesar e senso de reverência, comunica aos fiéis de todo o mundo, que Sua Santidade o Papa Lourenço faleceu nesta tarde, às 15:54, na Policlínica Universitária Agostino Gemelli, após agravamento irreversível do quadro neurológico isquêmico que vinha sendo acompanhado com rigor e dedicação pela equipe médica.
O Santo Padre adormeceu no Senhor serenamente, assistido pelos sacramentos da Igreja, envolto em oração contínua, cercado pelo afeto de seus colaboradores mais próximos. A Igreja inteira, espalhada pelos cinco continentes, se une neste momento de dor, silêncio e fé, elevando ao Altíssimo preces de gratidão e de súplica pela alma daquele que foi o 14º Sucessor de Pedro.
Imediatamente após a constatação clínica da morte, conforme prescreve o rito e o protocolo, Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Camerlengo Matteo Ricci Vicent Greco procedeu à verificação canônica e pronunciou a fórmula tradicional: Vere Papa mortuus est.
A partir das primeiras horas da noite de amanhã, sábado, o corpo de Sua Santidade será trasladado à Sala Clementina do Palácio Apostólico, onde será acolhido em clima de recolhimento e veneração. Toda a Família Pontifícia, juntamente com os membros da Cúria Romanas. Em seguida, será deposto no átrio da Basílica de São Pedro, para representantes diplomáticos e autoridades eclesiásticas e civis, poderá prestar-lhe as devidas homenagens.
Convida-se todo o Povo de Deus a unir-se em fervorosa oração, especialmente neste tempo de Sé Vacante, para que o Senhor acolha em sua luz eterna aquele que serviu com humildade, coragem e fé a Igreja de Cristo.
Novos comunicados sobre os ritos exequiais e a data do conclave serão emitidos nas próximas horas.
Matteo Bruni
Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé
Dr. Patrizio Polisca
Diretor dos Serviços de Saúde do Vaticano
.png)

AGENDA PAPAL