Imagem

Sala de Imprensa da Santa Sé | Papa Lourenço| Boletim Oficial 001/2025

  

COMUNICADO DA SALA DE IMPRENSA DA SANTA SÉ

_____________________________________________________

_____________________________________________________

Cidade do Vaticano, 25 de junho de 2025

A Santa Sé informa que, na manhã desta quarta-feira, Sua Santidade o Papa Lourenço, de 71 anos, foi conduzido com urgência à Policlínica Universitária Agostino Gemelli, em Roma, após apresentar sintomas neurológicos agudos compatíveis com um Acidente Vascular Cerebral isquêmico de tipo lacunar. O episódio manifestou-se com afasia transitória, disartria e discreta hemiparesia à direita, indicativos de comprometimento circulatório cerebral de grau moderado, especialmente sensível em virtude da idade do Pontífice.

O Santo Padre permanece hospitalizado, em regime de observação contínua, sob cuidados da equipe especializada em neurologia vascular e medicina interna do referido hospital. Encontra-se consciente, hemodinamicamente estável e espiritualmente sereno, colaborando com os exames e terapias institucionais.

Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Aldo Fisichella, Prefeito da Casa Pontifícia, transmitiu que o próprio Papa, com humildade e lucidez, pediu orações por toda a Igreja e, de modo especial, por ele mesmo, confiando-se inteiramente à misericórdia divina e à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria. O Cardeal Fisichella exorta, pois, todo o Povo de Deus a unir-se, com confiança filial, numa súplica unânime pela recuperação do Sucessor de Pedro.

Em respeito à vontade explícita de Sua Santidade, permanece confirmado o compromisso litúrgico desta noite: a solene celebração de Ordenação Episcopal de dois novos bispos da Cúria Romana. A cerimônia será presidida por Sua Eminência o Cardeal Giuseppe Scola, Vice-Decano do Colégio Cardinalício, na Basílica de São Pedro, em rito solene e com as honras devidas.

A Sala de Imprensa continuará a divulgar boletins oficiais à medida que informações clínicas forem autorizadas pela equipe médica responsável. Suplica-se que este momento delicado seja acompanhado com sobriedade, reverência e espírito de comunhão, confiando a vida e o ministério do Santo Padre ao Senhor da Vida.


Matteo Bruni
Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé 

Dr. Patrizio Polisca
Diretor dos Serviços de Saúde do Vaticano