Imagem

Praefectura Pontifcalis Domus | Convocação para a Missa Pro-Ecclesiae

  

PIUS, EPISCOPVS
PONTIFEX MAXIMUS

AD PERPETUAM REI MEMORIAM



PRAEFECTURA PONTIFICALIS DOMUS
Prefeitura da Casa Pontifícia


Convocação aos Cardeais e a todo Clero Romano
por ocasião da Missa Pro Ecclesiae
___________

A todos quantos este CONVITE dignarem-se acolher, saúde e paz.

No fulgor da graça que emana da Cátedra de Pedro e no espírito de filial obediência que nos vincula ao Romano Pontífice, cabe-nos, por mandato de Sua Santidade o Papa Pio III e por força da sagrada missão que nos foi confiada em serviço da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, dirigir-nos aos Eminentíssimos e Reverendíssimos Senhores Cardeais do Sacro Colégio, bem como a todo o venerável clero da Urbe, para convocá-los, com reverente espírito de piedade, à Solene Celebração Eucarística Pro Ecclesiae.

Esta celebração, revestida da mais alta dignidade litúrgica e espiritual, será presidida por Sua Santidade na veneranda Capela Sistina do Palácio Apostólico, no dia 1º de julho do Ano do Senhor de 2025, às 21h30, constituindo-se como a primeira Missa pública de Nosso Santíssimo Pai. Exorta-se, pois, a todos os ministros do altar e servidores da Palavra, a comparecerem com alma contrita, recolhida e orante, participando deste momento de singular importância para a vida da Esposa de Cristo, renovando, diante do Altar e do Pastor universal, os votos de fidelidade, comunhão e adesão incondicional ao Vigário de Cristo na terra. 

Por disposição especial de Sua Santidade, ao término da Celebração, na augusta Sala Clementina do Palácio Apostólico, o Santo Padre concederá audiência a todo o clero presente, bem como aos peregrinos que, em número considerável, acorrem à Cidade Santa para este momento histórico. Informa-se, outrossim, que o acesso à Capela Sistina obedecerá às normas protocolares emanadas pela Pontifícia Guarda Suíça e pela Secretaria da Casa Pontifícia, às quais compete o credenciamento e ordenamento dos fiéis e ministros participantes, em consonância com o decoro próprio de tão sagrada solenidade.

Confiantes de que, congregados ao redor do Sacrifício do Altar, formaremos um só coração sacerdotal unido ao coração do Santo Padre, subscrevemo-nos com a mais elevada deferência, e com espírito de filial devoção eclesial.

Dado no Palácio Apostólico, no Gabinete da Prefeitura da Casa Pontificia, aos trinta dias do mês de junho do Ano Santo da Esperança de dois mil e vinte cinco, primeiro do Pontificado de Sua Santidade, o Papa Pio III.

 Aldo Vittorio Maria CARD. Fisichella
Praefectus Pontificalis Domus