Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

Lady Whistledown | A Sé Vacante e a arena de gladiadores

Lady Whistledown 
VATICANO, ROMA

Caríssimos leitores, segurem seus rosários, pois a intriga no Vaticano está apenas começando a se desenrolar! Com a renúncia de Sua Santidade, Papa Gregório, a corrida pelo Trono de Pedro tornou-se uma verdadeira guerra de bastidores. E quem melhor para nos guiar por esse labirinto de poder e ambição do que a nossa sempre vigilante Lady Whistledown?


O Colégio de Cardeais, dividido entre ultraconservadores, conservadores, moderados, progressistas e ultraprogressistas, parece mais uma arena de gladiadores do que uma assembleia espiritual. No centro deste evento digno de filme, Dom Gabriel Bragança e Dom Agnelo Rossi protagonizam um verdadeiro embate de titãs. De um lado, Bragança, um defensor fervoroso das tradições e dos costumes imemoriais da Igreja; de outro, Rossi, que ousa sonhar com uma Igreja mais pastoral e aberta ao diálogo com o mundo moderno.

Mas, queridas almas, há algo mais profundo que os meros debates teológicos. Correm rumores sombrios de que os purpurados travam uma guerra silenciosa por conta da FSSPX. O silêncio da Cúpula Romana, normalmente tão pródiga em palavras, tornou-se ensurdecedor após as acusações de heresia que pairam sobre a Fraternidade. Será que o próximo Papa terá a coragem de resolver esta espinhosa questão? Ou será que a batalha entre os conservadores e progressistas se intensificará ainda mais?

Outro nome que não pode ser ignorado é o do todo-poderoso Cardeal Rivera. Ah, Rivera, o camerlengo, um homem cuja presença moderada e diplomática já o fez braço direito de inúmeros papados. Mas, meus queridos, mesmo os gigantes caem. As últimas pesquisas indicam que Rivera, outrora uma força indomável, está perdendo terreno. Mas, como bem sabemos, o que importa não é o seu nome nas pesquisas, mas sim quem ele escolherá como seu apadrinhado. A pergunta que ecoa nas paredes da Cúria é: quem terá o privilégio de cair sob a proteção do purpurado? O nome de Odilo Scherer é mencionado, mas, pasmem, este último sequer aparece nas pesquisas! 
Estaria o decano se tornando impopular ou será que o poder de influência do camerlengo está prestes a revelar uma surpresa de última hora? Enquanto todos se perguntam quem Rivera escolherá para levar ao topo, o tempo está se esgotando.

Agora, preparem-se para a maior reviravolta desta noite: enquanto todos apostavam suas fichas no Cardeal Scherer como sucessor natural de Gregório, eis que o Cardeal Bórgia surge como um meteoro, disparando nas pesquisas e consolidando-se como o favorito ao posto. Seu nome ressoa com força nos corredores vaticanos, mas, queridos, Lady Whistledown não está convencida de que ele será a galinha dos ovos de ouro de Roma. Será que o apoio de seus colegas cardeais será suficiente para garantir sua ascensão, ou ele será apenas mais uma estrela cadente?

E não podemos esquecer de Gregório Magnus, o enigmático bispo que, apesar de sua modéstia aparente, tem surpreendido com sua proximidade com as vocações laicais. Mas, pergunto-lhes, estará ele pronto para suportar o peso da coroa papal? Se o barrete cardinalício já lhe pesava, o que dirá da tiara tripla!

Ah, meus caros, o futuro do papado está mais incerto do que nunca. Mas uma coisa é certa: estaremos lá para acompanhar cada movimento deste Santo Conclave. E que o próximo Papa seja digno de sua eleição, pois, caso contrário, não se enganem, aqueles que o colocarem no trono poderão derrubá-lo com a mesma frieza. Fiquem atentos, pois a história está prestes a ser escrita nas magnificentes paredes de Roma.

De vossa amiga,
Lady Whistledown