_______________________________
Aos Eminentíssimos Senhores Cardeais, aos Excelentíssimos Irmãos no Episcopado, aos Reverendíssimos Presbíteros, e a todo o Povo de Deus, graça, saúde e paz no Senhor!
A Prefeitura da Casa Pontifícia, em nome de Sua Santidade, o Papa Gregório I, tem a honra de anunciar e coordenar a Visita Apostólica que será realizada na Arquidiocese de São Paulo. Esta visita, que tem como objetivo primordial fortalecer os laços espirituais e pastorais entre o Sucessor de Pedro e a Igreja que peregrina em São Paulo, terá início na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto de 2024, com uma recepção solene que ocorrerá na Catedral da Sé.
A recepção está prevista para começar às 21h, momento em que Sua Santidade, o Papa Gregório I, será acolhido pelo Eminentíssimo Arcebispo de São Paulo, Dom Giovanni Battista Rè, juntamente com o clero e representantes das diversas comunidades eclesiais. Ao ingressar na Catedral, o Santo Padre realizará o tradicional gesto de veneração da Cruz, seguido por um momento de oração silenciosa no presbitério. Este momento de recolhimento espiritual será de grande significado para todos os presentes, reafirmando o compromisso de todos com a missão evangelizadora da Igreja.
Às 21h30, terá início a Santa Missa em honra a Nossa Senhora da Assunção, solenidade que marca esta data e que será presidida por Sua Santidade. A celebração será enriquecida pela participação do coro arquidiocesano e pela colaboração da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, que preparou com esmero o folheto litúrgico que será distribuído a todos os presentes.
É importante ressaltar que esta Visita Apostólica é um momento de singular importância para a Arquidiocese de São Paulo e para toda a Igreja no Brasil. Além da dimensão espiritual, a visita do Santo Padre reforça a unidade e a comunhão eclesial, evidenciando o papel central do Papa como pastor universal.
Solicitamos a todos os envolvidos nas atividades e cerimônias que sigam rigorosamente as orientações fornecidas pela Prefeitura da Casa Pontifícia, a fim de garantir o pleno êxito deste evento. Além disso, exortamos os fiéis a participarem com devoção e respeito das celebrações, em especial da Santa Missa, onde as orações serão dirigidas de forma particular à intercessão de Nossa Senhora da Assunção pela paz e unidade do nosso povo.
Por fim, rogamos as copiosas bênçãos da Virgem Santíssima, a Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, sobre todos os que participarão desta visita, e que a presença do Santo Padre em nossa terra seja fonte de renovação espiritual e de inspiração para a vivência cristã.
As justificativas para ausências devem ser apresentadas à Prefeitura da Casa Pontifícia, com até 1 hora de antecedência, informando o motivo e o nick usado no Habblet.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 12 de Agosto do ano de 2024
+ Péter Erdõ
Prefeito da Casa Pontifícia