Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Sede Vacante | Decreto de Demissão da Cúria Romana e Consumação do Pontificado



DOM ENRICO CARDEAL RIVERA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ
CARDEAL-BISPO DI FRASCATI
CAMERLENGO DA CÂMARA APOSTÓLICA

Sodalium dimissio Curiae Romanae et Consummatio Pontificatus

A todos que deste decreto lerem,
paz e bem!

Ego Domnus Enrico Cardinalis Rivera, munere meo Camerarii Camerae Apostolicae, testor, sub vespere diei 02 Iulii 2024, Sanctitatis Suae Innocentivs Pontificatum suum complesse.

Após a morte do Papa Inocêncio e o início da Sé Vacante, em cumprimento as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis:

"Iniciando a Sé Vacante, o Cardeal Camerlengo publique ainda a demissão dos prefeitos dos dicastérios, do secretário de estado, dos presidentes e demais funções da cúria. Excetuam-se o próprio Camerlengo e demais funções da Câmara, o Vigário Geral, seja o para a Diocese de Roma, seja o para a Cidade do Vaticano, e o Arcipreste da Basílica de São Pedro. (Cf. UDG)"

Assim, no uso de nossa autoridade e faculdades estabelecidas pelo direito, demitimos a todos aqueles que trabalham nos organismos da Cúria Romana, em todos os dicastérios pontifícios, além dos membros da família pontifícia.

Excetua-se deste ato aqueles que pelo direito estão impedidos. Aos demais, rendemos graças a Deus e agradecemos pelo empenho nos trabalhos prestados. Deve-se agora rezar em intenção da eleição do novo Pontífice, pedindo a Deus que seja solícito para com o Santo Conclave, concedendo-nos um novo papa.

Dado e passado em Roma, no dia 03 de Julho de 2024, no período de Sé Vacante.

+ Enrico Card. Rivera
Camerlengo