MENSAGEM POR OCASIÃO DA ENTRONIZAÇÃO DO
SANTO PADRE, O PAPA GREGÓRIO,
PELO CARDEAL DECANO ODILO PEDRO SCHERER
Beatíssimo Padre,
Na condição de ''primus inter pares'', isto é, o primeiro entre os iguais, coube a mim, calçado de extrema pequenez, dirigir-lhe as primeiras palavras em benefício do início deste apostolado. Apetece, mais uma vez, ao povo de Deus reunido, depois desta belíssima celebração eucarística que é a ação de graças por excelência, elevar uma prece especial ao Sublime Deus, pelo benefício e pela grata vontade de nos conceder um pastor e guia na posição a qual o senhor se apresenta.
Trago comigo a convicção de que essa entronização, certamente, é apenas uma maneira formal de iniciar um pontificado que, desde as primícias da missão, vem evidenciando os incontáveis frutos para a Igreja, a partir da generosidade e doação vossa, Sumo Pontífice.
Apesar de temerosos pelos fortes ventos que sopram contra nós, tripulantes desta barca, sob o véu da escuridão e da tempestade que se sobrepôs a ela, somos, mais uma vez, instigados pela esperança, ao contemplar e achar em vós, nosso exemplo primeiro, a qualidade daquele que possui a resiliência de Cristo e o olhar fito n'Ele, crendo em sua firme promessa de que não sucumbiremos ao mal que tenta devorar os frutos que constroem o Reino de Deus, que já começa aqui, conosco.
Aqui está a igreja, mais firme do que nunca, embora, muitas vezes, flagelada pelas investidas do inimigo, através dos ataques externos, mas que se representa nesses irmãos que sacrificaram o diminuto tempo livre, para expressar a comunhão com o Sucessor de Pedro, evidenciando a singeleza da unidade eclesial.
Aqui está, também, a força dessa Igreja, Santo Padre, que trabalha incansavelmente pelo Reino, e, em nome dessa igreja, reafirmo o nosso compromisso de sustentar este apostolado com as nossas orações, que agora suplica ao bom Deus, em uníssona voz, todas as graças sobre o vosso apostolado. Conte com a nossa fidelidade! Conte com a nossa filiação! Ad multos annos, Pater!