Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Bula de Excomunhão Latae Sententiae — D. Atanasio Schneider

   

GREGORIVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
VICARIUS CHRISTI
PRIMAS ITALIAE ET ARCHIEPISCOPUS METROPOLITANUS PROVINCIAE ROMANAE
PRINCEPS STATUS CIVITATIS VATICANAE
PATRIARCHA OCCIDENTIS
DOMINUS APOSTOLICUS

Lembramos as palavras de São Paulo aos Gálatas: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Gálatas 1:8). É com grande pesar e profunda tristeza que somos obrigados a emitir esta solene e pública declaração, destinada a defender a pureza da fé católica e a unidade da Igreja de Cristo.

Em múltiplas ocasiões, Dom Scheneider propagou doutrinas heréticas e desviantes, levando inúmeras almas ao erro e ao afastamento da fé verdadeira. Ele tem promovido ensinamentos contrários aos dogmas e à moral da Igreja, causando grave escândalo entre os fiéis e ameaçando a integridade da fé católica. Sua desobediência persistente à autoridade do Papa e da Sé de Pedro representa um desafio direto à unidade e à autoridade que Cristo conferiu à Sua Igreja.

As ações do Bispo Atanasio Schneider constituem graves violações do Direito Canônico. De acordo com o cânone 751, o cisma é definido como a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos. Além disso, o cânone 1364 §1 estabelece que o apóstata, herege ou cismático incorre em excomunhão latae sententiae. O Bispo Schneider, através de suas ações e declarações, demonstrou uma rejeição aberta e pública da autoridade da Igreja, incorrendo assim nestas penas canônicas.

Portanto, em conformidade com os cânones 1331 §1 e 1364 §1 do Código de Direito Canônico, DECRETO a EXCOMUNHÃO LATAE SENTENTIAE que o Bispo Atanasio Schneider está excomungado latae sententiae, devido à sua heresia, cisma e desobediência persistente à Sé Apostólica. Esta excomunhão é definitiva e implica que Atanasio Schneider está proibido de participar da Eucaristia e dos outros sacramentos, de exercer quaisquer ofícios, ministérios ou funções dentro da Igreja, e de usufruir de quaisquer direitos eclesiásticos.

Além disso, advertimos solenemente que, se o Atanasio Schneider não se arrepender verdadeiramente e não buscar a reconciliação com a Santa Sé, ele estará sujeito à condenação eterna e ao castigo das chamas do inferno, separado para sempre da visão beatífica de Deus. Que todos os fiéis compreendam a gravidade de tal desvio e busquem manter-se firmes na verdadeira fé católica. 

Dado em Roma, na Sé de São Pedro, sob a intercessão de Nossa Senhora Exterminadora de Todas as Heresias, no dia 11 de julho, do ano do Senhor de 2024. Primeiro do nosso Pontificado.

+ GREGORIVS Pp.
Pontifex Maximus

Ego subscripsi et notificavi,
Dom Agnelo Rossi