Deus omnipotens salvum faciat et confirmet Summum Pontificem Augustum.

Bula de Criação Cardinalícia | D. Nicola Angeloni


GREGORIVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM


Ao estimado filho, D. Nicola Angeloni,
aos que esta lerem, minha benção apostólica

 A Santa Madre Igreja é o legado de Cristo para os homens. Tendo em seu corpo clerical os pastores que conduzem o rebando de Nosso Senhor aos céus. Esta missão de ir a todos os cantos do mundo e comunicar as Boas Novas a todas as criaturas deve ser realizada com zelo, fé e carinho.

A Igreja de Cristo, firmada em São Pedro, perdura por mais de dois milênios sendo anunciadora do reino de Deus. Mantendo a Sucessão Apostólica, damos continuidade a missão incumbida a Pedro, pedra na qual Cristo edificou sua Igreja.

E para tal missão, é dever deste servo de Deus, sucessor de São Pedro, manter dignos servidores do Reino Celeste, acolhendo dentre o corpo de pastores desta Igreja, os príncipes que, porventura elegerão dentre eles os futuros pontífices. A missão incumbida ao título cardinalício é de, entre tantas, ser o exemplo de entrega a Nosso Senhor Jesus Cristo. É nítido que este diletíssimo filho, Nicola Angeloni, desempenha esta sua missão sacerdotal com a entrega e amor a Cristo, atributos de um verdadeiro pastor. 

Assim sendo, eu, Sua Santidade, o Papa Gregório, Pontífice Máximo, Servo dos Servos de Deus, tenho a alegria de comunicar a criação cardinalícia do digníssimo filho, Dom Nicola Angeloni, que receberá o título de Cardeal-Presbítero di Santa Maria Ausiliatrice in via Tuscolana pro hac vice, com todas as prerrogativas impostas a tal encargo. Assim, deves receber, em nossa presença, as insígnias próprias de tal titulação - barrete, solidéu, anel, bula e a Sé titular.

     Ao mais novo purpurado eleito, rogo a Santíssima Virgem Maria que o cubra com seu manto de amor, e sob sua proteção, seja conduzido por Nosso Senhor Jesus Cristo nesta nova missão que desempenhará na Santa Madre Igreja. Deixo, por fim, meus votos de um santo e sereno cardinalato e exorto-te a permanecerdes fiel ao sagrado múnus de pastor que tens cumprido com êxito ao longo de teu ministério.


Confiante no auxílio e na firme certeza do cumprimento das funções que ao venerável irmão foi confiada, reconfirmo-o a minha Pia Bênção Apostólica.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos vinte e cinco dias do mês de Julho do Ano do Senhor de dois mil e vinte quatro, primeiro de nosso Pontificado.


Pontifex Maximvs