Deus omnipotens salvum faciat et confirmet Summum Pontificem Augustum.

Bula "Populi Christiani" | Pela qual erguemos a Arquidiocese Metropolitana de Milão

Populi Christiani

BULA PONTIFÍCIA
POPULI CHRISTIANI
PELA QUAL ERGUEMOS A ARQUIDIOCESE
METROPOLITANA DE MILÃO, ITÁLIA

IOANNIS PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A quantos lerem esta BULA,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.

Na alvorada do amanhecer de um novo que se aproxima, somos interpelados pela missão evangélica de levar a Boa Nova a todos os homens e mulheres de boa vontade, espalhados pelo orbe, sobretudo nas terras em que Cristo, nossa Páscoa, se dignou estar por intermédio da Santa Mãe Igreja. Desta maneira, olhamos desta Cátedra Petrina com muito amor e afinco para a Igreja reunida em torno dos muros vaticanos. Este povo que experimenta a fé católica como o apogeu de sua vida quotidiana, com tradições, costumes e preces que elevam ainda mais o carisma cristão e se tornam espelho para o mundo, sendo sinônimos de fé e devoção.

Olhamos especialmente para o povo reunido em Milão, capital ocidental do extinto império romano, tendo em vista o crescimento exponencial que se concretizou com nossa representação na circunscrição italiana, visando uma melhor experiência do povo italiano e uma melhor dimensão pastoral, INSTITUÍMOS, DECLARAMOS, DEFINIMOS e EDIFICAMOS a Arquidiocese Metropolitana de Milão, abrangendo todos as comunidades fora dos muros vaticanos, exceptuando-se aqueles que, por dignidade e origem, pertencem a Diocese de Roma. Envio como Legado Papal para a presidência da celebração de instalação da nova arquidiocese o Eminentíssimo Cardeal Angelo Baglioni, Secretário de Estado do Vaticano, este deve, de igual maneira, providenciar todos os trâmites burocráticos e documentais para a instalação canônica da nova arquidiocese agora erigida. Por fim, em similar, reconheço como digno Legado Papal para a presidência da celebração de posse do novo Arcebispo Metropolitano o Eminentíssimo Cardeal Giovanni Bapttista Rè, Decano do Sacro Colégio dos Cardeais.

Torna-se conhecida todas as letras desta bula que emitimos. Exortamos a Igreja de Deus presente na província italiana de Milão, a acolher esta grande notícia com expressa alegria, preparando assim a instalação de sua nova circunscrição com todo o zelo necessário.

Rogamos a Deus, Pai Onipotente e Senhor dos Senhores, e a Bem-Aventurada Virgem Maria, a quem confidenciamos o auxílio em todas as necessidades. 

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o nosso selo e nosso brasão de armas, no dia 02 de Junho do Ano Santo da Fé de 2024, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II