Bula de Nomeação | Administrador Apostólico de São Paulo



INNOCENTIVS, EPISCOPVS
SERVUS SERVORUM DEI

Ao dileto filho, Dom Alex Martinez, paz e bênçãos no Senhor.

𝔄 Arquidiocese de São Paulo é uma das várias circunscrições eclesiásticas que fazem parte da Igreja, tendo um venerável histórico de obras já realizadas. Muitas são as suas glórias do passado, dentre as várias estão a ascensão de vários clérigos para o Corpo Místico de Nosso Senhor – a Santa Igreja.  Havendo nós em nosso ofício, organizar as várias necessidades da Igreja é que vimos a necessidade homens capacitados para juntos de nós ordenarem os encargos da igreja. Observamos a Arquidiocese de São Paulo e sua necessidade pastoral. Portando, tendo ouvido o Sacro Colégio Cardinalício e usando de nossa Autoridade Apostólica, decidimos por bem, afastar o Eminentíssimo Cardeal Odilo Pedro Scherer com todas as prerrogativas próprias. 

Na vacância, o Administrador Apostólico é eleito a fim de substituir o Arcebispo Metropolitano no exercício de suas funções. Assim sendo, é função do Administrador Apostólico fazer às tarefas do Metropolitano em assuntos pontifícios e jurisdicionais. É uma tarefa deveras importante, e de sumária relevância, posto que um arcebispo é investido de poderes e atribuições em virtude de uma finalidade, e em especial no seu caso: a de trazer ordem e progresso para aquele local em que fora designado. Para tanto, tendo analisado com bastante critério e imparcialidade a situação em que se encontra a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, e tendo sido ouvido o parecer da Congregação para os Bispos; tendo notado a eficiência atual desta circunscrição em produzir fiéis e clérigos, e ainda tendo-a comparado com as suas glórias pregressas, NOMEAMOS o Excelentíssimo Dom Alex Martinez, para o encargo de Administrador Apostólico da Arquidiocese de São Paulo no Brasil.

Sem mais, recomendo-te ao Imaculado Coração de Maria e à proteção do Santíssimo Salvador, rogando para que seja frutífero vosso tempo à frente desta messe que a ti foi confiada. Peço que incessantemente rogueis a Deus por mim, por nosso apostolado e por toda a Igreja. Dado em Roma, junto de São Pedro, no décimo sétimo dia do mês de junho, do ano de 2024. Primeiro do nosso Pontificado.


+ Innocentivs Pp.