Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Congregação para os Bispos | Decreto de Reintegração Episcopal


DOM ANGELO CARDEAL BAGLIONI
DEI MISERICORDIA ET SANCTAE APOSTOLICAE SEDIS
CARDEAL-BISPO DI PORTO SANTA-RUFINA
PRAEFECTO CONGREGATIO PRO EPISCOPIS
_________________

MANDATUM EPISCOPI

Vaticano, 11 de Junho de 2024

Aos que lerem este DECRETO, saúde e bênção de Deus.

"A Igreja é a comunidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo,
que é a luz única para pessoas e povos” (LG, n.1).

    𝔈ncarrega-se este documento, o Santo Padre Inocêncio, através desta Congregação para os Bispos e no qual devo tomar frente e dar Fé, ao diletíssimo filho, Dom Alex Martinex. É tácito e será válido à partir do dia 11 de Junho do ano de 2024 ou até que se determine o contrário. 

Através desta, sob mandato da Sé Apostólica, ORDENAMOS a Reintegração para o Excelentíssimo Senhor Bispo, ao Sacro Colégio Episcopal.




INNOCENTIVS Pp.
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A Ordem dos Bispos sucede ao Colégio dos Apóstolos no magistério e no governo pastoral em que o Corpo Apostólico perdura continuamente. Portanto, os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, recebem do Senhor, a quem foi dado todo o poder no céu e na terra, a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda a criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo batismo e polo cumprimento dos mandamentos, alcancem a salvação (cf. Mt 28, 18). 

Entre os principais deveres dos Bispos sobressai a pregação do Evangelho, pois os Bispos são os pregoeiros da fé, que levam novos discípulos a Cristo e são os doutores autênticos que pregam ao povo a eles confiado qual a fé que devem crer e aplicar aos costumes. Na verdade, assim como, pelo ministério da palavra, comunicam aos que crêem a força de Deus.

A Santa Igreja ciente destas vossas capacidades e virtudes, sabendo da sua vontade de novamente compor o Sacro Colégio Episcopal, e sabendo o proveito à Madre Igreja que isto trará, DECRETO e ORDENO a reintegração do Excelentíssimo Dom Alex Martinez ao Sagrado Ministério Episcopal, sob o título de Badie como auxíliar de São Paulo.

Por fim, caro filho, lembra-te sempre do Bom Pastor, que conhece as suas ovelhas e é por elas conhecido, e que não hesitou em dar a vida pelo rebanho.

Recomendando-me às vossas orações, despeço-me concedendo-lhe minha benção e desejoso de que executeis um frutífero e santo labor, em favor da Igreja e da Santa Grei do Senhor.

Dado e passado em Roma, no Palazzo delle Congregazioni, junto a São Pedro, no décimo primeiro dia de Junho do Ano de dois mil e vinte e quatro.


+ Angelo Card. Baglioni
Prefeito