Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Dicastério para as Ordens Religiosas, Congregações e Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica | Ereção Canônica da "Companhia de Jesus"

 


DOM JOSEPH EUGÊNIO RATZINGER CARD. GHISLIERI
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ
CARDEAL-PROTOPRESBITERO DI SANTA HELENA FORA DA PORTA PRENESTINA 
PREFEITO PARA A CONGREGAÇÃO PARA AS ORDENS RELIGIOSAS

À todos que a esta lerem, minha saudação de graça e paz!

   Mediante o "Decreto: Ordine", desta mesma Congregação para as Ordens Religiosas, qual visa regulamentar, regularizar, organizar e o que concerne o documento para a necessidade de bem estruturar estas Ordens, Congregações, Institutos e afins, é de única intenção de ajudar estas mesmas a se manterem na contínua eficácia e constância de Cristo, na misericórdia do Pai, por meio do Espírito Santo, professando verdadeira fé que é a Fé Católica.
   No dia de ontem, foi-nos apresentado de modo formal pelo senhor fundador e superior, sua eminência reverendíssima o Cardeal Diofante, a "Ordem dos Jesuítas" (Companhia de Jesus), assim, sob a coroa de sua Santidade, O Papa João Paulo II: DECRETAMOS A ABERTURA da Ordem dos Jesuítas; qual perante esta prefeitura já se regularizou minimamente para tal.

Estrutura da Ordem dos Jesuítas apresenta por Dom Diofante:

"Regra de Vida da Ordem dos Jesuítas (Companhia de Jesus)

Normas Fundamentais: Os membros da Ordem devem viver de acordo com os princípios da pobreza, castidade e obediência, seguindo o exemplo de Cristo e do fundador da Ordem, Santo Inácio de Loyola.
Carisma e Missão: A Ordem dos Jesuítas tem como missão a promoção da fé cristã, a defesa da justiça social, o diálogo inter-religioso e a educação, buscando sempre a maior glória de Deus.
Obediência à Hierarquia: Os membros da Ordem devem obedecer aos superiores da Ordem, respeitando a hierarquia estabelecida e as decisões tomadas em nome da Ordem.
Voto de Pobreza: Os membros da Ordem devem renunciar ao uso pessoal de bens materiais, vivendo de forma simples e partilhando o que têm com os mais necessitados.
Voto de Castidade: Os membros da Ordem devem abster-se de relações sexuais, vivendo a castidade como um testemunho do seu amor a Deus e ao próximo.
Voto de Obediência: Os membros da Ordem devem obedecer prontamente às instruções dos superiores, mesmo quando estas vão contra a sua vontade ou conveniência pessoal.
Formação Espiritual: Os membros da Ordem devem dedicar-se à oração diária, à leitura espiritual e à reflexão sobre a sua vocação e missão na Ordem.
Serviço aos Mais Necessitados: A Ordem dos Jesuítas deve dedicar-se ao serviço aos mais pobres e marginalizados, buscando sempre a justiça social e a solidariedade com os mais desfavorecidos."

site: https://jesuitashabblet.blogspot.com/ " - Dom Diofante à Dom Ghislieri, no primeiro dia de maio do ano da ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e quatro, dia da Festa de São José Artesão, sob o Pontificado de João Paulo II.

   Todas as as informações, nomeações, igrejas, conventos e afins, deve estar registrado no site da Ordem, assim como este decreto - por seguraça - que abre e regulariza-os perante a Santa Sé Romana. 
Observação perante o decreto que garante a abertura e o processo de regulamentação da Ordem, caso ocorra por algum motivo desta mesma Ordem vir a se extinguir, em detrimento de garantir sua história e existência, concluímos que ela poderá ser retomada e aberta novamente sem que se crie demasiadas obstruções.

   À Ordem dos Jesuítas, em nome desta Prefeitura e do Santo Padre, o Papa João Paulo II, nosso anseio e orações por sua constância e manutenção no vosso modo de vida e evangelização e, nossas felicitações por esta ocasião.

   Despeço-me de modo fraternal e vos concedo minha bênção.

In Christus,

Datum Romae apud Sanctum Petrum, apud Congregationem de Religiosis Ordinibus, anno ab Incarnatione Domini MMXXIV, III Idus Maii, Pontificatus Nostri anno primo, Sanctitatis Suae Ioannis Pauli Pp. II

Et humilis servus,

+Ioseph Eugêncio Raztinger Ghislieri+
Prefeito para a Congregação para as Ordens Religiosas