Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Condecoração ao Monsenhorato | Pe. Marcos Nunes

 

IOANNES PAULUS Pp. II
ROMANUS EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

A quantos lerem esta CONDECORAÇÃO AO MONSENHORATO,
sobretudo ao querido filho MARCOS NUNES MONTSERRAT,
paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo
e fé na missão católica de pastorear o Povo de Deus.

Desde os tempos imemoriais, os Santos Padres contaram com o auxílio direto de homens empenhados no trabalho da Santa Sé Apostólica. Meus predecessores, em ato de memória que advém do tempo oportuno, constituíram dentre os presbíteros, alguns que se destacaram no trabalho em prol do Povo de Deus. Agora, portanto, querido filho, não obstante de reconhecer todos os seus trabalhos desempenhados à frente do Dicastério para a Educação Católica e no auxílio direto do Cardeal Scherer no pastoreio do povo presente na Arquidiocese de São Paulo no Brasil, concedo-te o título de Monsenhor Protonatário Apostólico, para que atue como uma extensão do seu testemunho para com o Papado e a Sé Apostólica.

Esta honraria é concedida apenas aos presbíteros que desempenham trabalhos na Diocese de Roma, diretamente no ofício do Gabinete Papal. Contudo, querido filho, reconhecemos o seu trabalho de extensão em São Paulo, sobretudo no que tange à formação permanente do clero. Sabemos, portanto, que tu, dentre os presbíteros, é o mais digno para ser progenitor desta tão digna honraria concedida pela Sé Apostólica.

Reconhecendo o caráter desta nomeação, convido-te para estar na Cidade Eterna e de nossas mãos receber a imposição de vosso barrete, símbolo de obediência, serviço e dignidade. 

Receba minha Benção Apostólica.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o nosso selo e nosso brasão de armas, no dia 22 de Maio do Ano Santo da Fé de 2024, o primeiro de pontificado.

Ioannes Paulus Pp. II