.png)
HOMILIA DE SUA SANTIDADE JOÃO
No evangelho ora proclamado, vemos uma multidão que, após ter sido saciada pelos pães milagrosamente multiplicados por Jesus, O procura, não tanto por ter reconhecido Nele o sinal de Deus, mas movida pela satisfação imediata de suas necessidades materiais.
Este comportamento da multidão nos revela uma tentação muito humana e persistente: a de buscar Deus por interesses utilitaristas, por aquilo que Ele pode nos oferecer de forma imediata e tangível. Jesus, conhecendo os corações, desafia essa atitude: “Vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes” (Jo 6,26).
É necessário transcender essa visão superficial da fé. Não devemos limitar nossa busca a Deus aos benefícios temporais que Ele pode nos concede, mas devemos procurar algo muito mais profundo e eterno.
“Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece até à vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará” (Jo 6,27). A verdadeira comida que Cristo oferece é a Sua própria presença, Seu ensinamento, Sua vida, que nos são dados pela Eucaristia. Esta é a comida que não perece, que sustenta não apenas o corpo, mas a alma, e nos prepara para a vida eterna.
Por fim, caríssimos irmãos e irmãs, concluindo o meu pontificado, gostaria de dizer-vos algumas palavras. Primeiro, louvo e bendigo a Deus por ter me conduzido, mediante a benevolência dos irmãos cardeais, até a cátedra de Bispo de Roma. Embora indigno e sem nenhum merecimento, busquei dedicar-me por inteiro a esta tão honrosa missão. Não foram poucas as vezes que me senti insuficiente e frágil diante dos desafios que se apresentaram. Mas, ainda assim, pude testemunhar as incontáveis graças manifestadas durante o pontificado. Por tudo isso, dou graças a Deus! Que Deus recompense a cada um de vós, que ajudaram a carregar comigo o peso do meu ministério, como recompensa a Seus servos fiéis. Exorto-os a renovarem cada vez mais sua fé no Cristo, o único que pode satisfazer os anseios mais profundos do nosso coração. Que Deus abençoe a Sua Igreja e a conceda um digno pastor. Assim seja!
© Copyright 2024 - Libreria Editrice Vaticana
AGENDA PAPAL