Imagem

Decreto de Inauguração do Tempo de Sé Vacante e Demissão da Cúria Romana


ODILO PEDRO CARDEAL SCHERER
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DE ALBANO
CAMERLENGO DA CÂMARA APOSTÓLICA

Aos que este decreto chegar, saúde e paz da parte de Jesus Cristo, Nosso Senhor.


Eu, Odilo Pedro Cardeal Scherer, no exercício de Camerlengo da Câmara Apostólica, a mim incumbido, atesto que, na noite do dia 15 de abril de 2024, Sua Santidade, o Papa João, consumou o seu Pontificado em rito solene, diante de algumas testemunhas, no Túmulo de São Pedro, com a quebra do anel do pescador. A partir do ato, estabeleceu-se o TEMPO DE SÉ VACANTE.


Com a vacância do Trono de São Pedro, o Colégio de Cardeais deverá se reunir, sob a presidência do Cardeal Decano, para a eleição do novo Pontífice.


Por este meio, DECRETAMOS igualmente a demissão de todos os presbíteros, bispos e cardeais encarregados na Cúria Romana, excetuando-se o Camerlengo e o Vice-Camerlengo da Câmara Apostólica; O Decano e o Vice-Decano do Sacro Colégio Cardinalício.


Essa demissão será revogada pelo próximo Pontífice, eleito em Conclave, através da confirmação ou renovação da Cúria Romana.


Por fim, aos fiéis, recomendamos a intensificação das orações a Deus, nosso Senhor, para que, em sua misericórdia infinita, conceda a Igreja um pastor segundo o Seu Coração.


Dado em Roma, na Câmara Apostólica, aos 15 dias do mês de abril de 2024, no Tempo de Sé Vacante.