Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

L'Osservatore Romano | Papa cria o Patriarcado de Jerusalém


 


Città del Vaticano | Edizione del 20 Gennaio 2024

PAPA CRIA O PATRIARCADO DE JERUSALÉM
 

Nos primeiros dias de sua ascensão Ministério Petrino, o Papa João, por meio da bula "Patriarchatus Latinus Hierosolymitanus" instituiu a criação do Patriarcado Latino de Jerusalém. De acordo com o Secretariado da Casa Pontifícia, a intenção do Pontífice - repercutida como um marco emblemático para a história da Igreja - é evocar dentre os fiéis e religiosos um espírito devocional de meditação aos Mistérios da Paixão de Cristo, além de dinamizar a pastoralidade da Igreja, com a criação de uma nova e significativa circunscrição eclesiástica. O Projeto, idealizado pelo Cardeal Diofante Ambrósio, Secretário de Estado do Vaticano e nomeado Patriarca de Jerusalém, por Sua Santidade, reúne um renomado complexo arquitetônico retratando os principais lugares sagrados da Terra Santa, como as Basílicas do Santo Sepulcro e da Natividade. Na introdução da Bula de proclamação da criação do novo Patriarcado, o Papa destacou que " A Santa Mãe Igreja tem a necessidade de expandir cada vez mais os seus horizontes, em obediência ao mandato de Nosso Senhor: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho."
 
PATRIARCA DE JERUSALÉM RECEBERÁ O PÁLIO NO VATICANO 
 

 
  "SUFFICIT TIBI 
  GRATIA MEA"
 
 
 
 (À esquerda, o Cardeal Patriarca em Missa realizada em Roma, em setembro do ano passado. Acima, o Brasão com as Armas e o Lema de Sua Beatitude)

A Imposição do Pálio Pastoral de Sua Beatitude, o Patriarca de Jerusalém, o Cardeal Diofante Ambrósio, ocorre na próxima quinta-feira, em Missa na Capela Sistina, no Vaticano. Na mesma cerimônia, receberão o pálio, das mãos do Papa, os Cardeais Oscar Alighieri, Decano dos Cardeais, e Enrico Rivera, Camerlengo da Câmara Apostólica. A posse solene de Sua Beatitude, deve ocorrer nas próximas semanas, na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. A cerimônia será presidida pelo Sumo Pontífice, marcando, portanto, a primeira Visita Apostólica do Pontificado.