Deus Salvum Faciat Papam Romanum, Sanctitatem Suam Leo!

Livreto Celebrativo | Visita Apóstólica em Ocasião à Posse e Instalação do Patriarcado de Jerusalém

 

LIVRETO CELEBRATIVO

CÓPIA PARCIAL OU IMPARCIAL PROIBIDA POR PLÁGIO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ®
CIDADE ESTADO DO VATICANO


VISITA APÓSTÓLICA
EM OCASIÃO À
POSSE E INSTALAÇÃO DO PATRIARCADO DE JERUSALÉM
 

PRESIDIDA POR
SUA SANTIDADE, O PAPA JOÃO II 
 
 JERUSALÉM, ISRAEL
29.01.2024


ACOLHIDA DO SANTO PADRE
BASÍLICA DA NATIVIDADE

Reunido o povo, o Santo Padre adentra a Basílica da Natividade, seguindo em procissão até o altar. Ao chegar, cumprimenta o Patriarca de Jerusalém e o Custódio para a Terra Santa. Posicionando-se no trono devidamente preparado, de pé, faz o sinal da cruz e diz:
Pres: Em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

O Santo Padre, voltado ao povo e abrindo os braços, saúda-o com uma das seguintes fórmulas:
Pres:
 
A paz esteja convosco.
Ass: E com teu espírito.


SAUDAÇÃO

O Santo Padre se senta. O Patriarca de Jerusalém e o Custódio para a Terra Santa acolhe o Santo Padre e os presentes, com algumas palavras, recordando a importância da presença de Sua Santidade na instalação desta nova Igreja Particular. Em seguida, o Santo Padre pode fazer seu discurso.


BENÇÃO DA LUZ E ACENDIMENTO DO CÍRIO PASCAL

O Santo Padre recebe a Estola Pontifical, que é deposta por cima da mozeta, e traçando sobre si o sinal da cruz, reza a seguinte oração:
Pres: O nosso auxílio está no nome do Senhor.
Ass: Que fez o céu e a terra.

Abre os braços, e recolhe-os novamente.
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: E com teu espírito.

Após um momento de silêncio, usa-se a seguinte fórmula:
Pres: Oremos. Ó Deus, fonte de toda luz, abençoai estas velas que acenderemos em celebração da ressurreição de teu Filho, Jesus Cristo. Que sua chama, símbolo da luz que vence as trevas, ilumine nossos corações e nossos caminhos. Que, ao participarmos desta luz sagrada, possamos renovar nossa fé na vitória da vida sobre a morte. Que o brilho deste círio pascal nos inspire a viver como filhos e filhas da luz, seguindo os passos daquele que é a Luz do mundo, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

O Santo Padre, com o hissopo em mãos, asperge as velas. O Custódio para a Terra Santa, tomando uma vela em mãos, acende-a no Círio Pascal, e entrega ao Santo Padre, que após todos estarem com as velas em mãos e acesas, diz:
Pres: Com fé, prossigamos, adentrando à Gruta da Natividade, onde nasceu o nosso Salvador.


ORAÇÃO DIANTE DO LOCAL DO NASCIMENTO DE JESUS
GRUTA DA NATIVIDADE, SUBSOLO DA BASÍLICA

O Santo Padre segue até o subsolo da Basílica da Natividade, adentrando à Gruta da Natividade. Ao chegar diante do local do nascimento, o Santo Padre depõem-se em oração silenciosa, junto a todos os demais clérigos. Em seguida, o Santo Padre conduz a seguinte oração.
Pres: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no céu.
Ass: O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Pres: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Ass: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Pres: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

O Santo Padre, de pé, inclina-se até a estrela de prata que marca o local tido como o ponto exato do nascimento de Jesus, e toca-a. Após, de pé, procede com as seguintes palavras:
Pres: Irmãos, sigamos em paz, caminhando do local do Nascimento do Senhor, rumando o seu Santo Sepulcro: da alegria da Natividade, à gloriosa festa da Ressureição.


ORAÇÃO DIANTE À PORTA SANTA DA BASÍLICA DO SANTO SEPULCRO
BASÍLICA DO SANTO SEPULCRO

O Santo Padre segue até a Basílica do Santo Sepulcro, de pluvial, mitra e férula. Em seguida, o Santo Padre conduz a seguinte oração.
Pres: Oremos. Ó Deus, Criador do céu e da terra, neste momento solene nos reunimos diante da Porta Santa desta sagrada Basílica do Santo Sepulcro, suplicamos que a Tua presença divina nos envolva e nos guie neste ato de abertura, concedendo-nos a graça da redenção e da reconciliação. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém. "Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo." (Jr 26, 2).

O Cardeal Patriarca para Jerusalém procede a oração pela Paz e Santidade.
Pres: Senhor, olha com misericórdia para esta Terra Santa de Jerusalém, onde o Teu Filho, Jesus Cristo, deu a Sua vida por nós. Que a paz e a santidade reine em nossos corações e em toda esta cidade, para que possamos viver em unidade e fraternidade, seguindo o exemplo do Príncipe da Paz. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém. "‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!" (Nm 6, 24-26)

O Cardeal Decano reza em Ação de Graças.
Pres: Deus misericordioso, nós Te agradecemos por nos conceder a oportunidade de adentrar esta Basílica Santa mais uma vez, como sinal de Tua infinita misericórdia e amor por nós. Que esta Basílica do Santo Sepulcro seja sempre um lugar de encontro contigo, onde os pecadores encontram perdão e os corações são transformados pela Tua graça redentora. Por Cristo, nosso Salvador.
Ass: Amém. "Bendizei o Deus do universo, que por toda parte realiza grandes coisas: ele exaltou nossos dias desde o seio materno e age conosco segundo a sua misericórdia." (Eclo 50, 24)

O Cardeal Camerlengo suplica a Benção aos Presentes.
Pres: Ó Deus, abençoe todos os fiéis reunidos aqui neste momento, concedendo-lhes as graças de que necessitam em suas vidas. Que ao adentrar esta Basílica Santa seja para eles um sinal tangível do Teu amor e da Tua misericórdia infinita. Abençoa, Senhor, também aqueles que não podem estar presentes, mas que compartilham da mesma fé e esperança em Ti. Por Jesus Cristo, nosso Redentor. Amém.
Ass: Amém. "Que sua misericórdia permaneça fielmente conosco e nos resgate em nossos dias!" (Eclo 50, 26)

O Santo Padre, voltado para o povo, encerra este momento oracional, dizendo.
Pres: Deus eterno, que nesta Basílica do Santo Sepulcro manifestas a Tua presença de maneira especial, concede-nos a graça de vivermos de acordo com a Tua vontade, testemunhando o Teu amor ao mundo. Que ao adentrarmos esta Basílica Santa, seja um convite constante para que todos os que a atravessam encontrem em Ti a verdadeira paz e alegria. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém. "Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11, 30)


RITOS FINAIS

Segue-se o rito de despedida. O Santo Padre, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.
 
O Santo Padre abençoa o povo, dizendo:
Pres: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai ✠, Filho  e Espírito Santo .
Ass: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio Santo Padre diz ao povo, unindo as mãos:
Pres: Bendigamos ao Senhor.
O povo responde:
Ass: Demos graças a Deus.