Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

Homilia do Papa João | Missa Pro Ecclesia e Encerramento do Santo Conclave

HOMILIA DE SUA SANTIDADE JOÃO
POR OCASIÃO DA MISSA "PRO ECLESIA"
DE ENCERRAMENTO DO CONCLAVE

Capela Sistina
Terça-feira, 12 de janeiro de 2024

Distintos cardeais, prezados clérigos, Irmãos e Irmãs no Senhor!

Antes de iniciar a minha breve homília, desejo dirigir a todos os presentes a minha cordial saudação, agradecendo, de modo muito particular, aos prezados cardeais pela confiança deposita em mim e, aos inúmeros irmãos e irmãs, que manifestaram o seu afeto e apoio por ocasião da minha eleição pontifícia. 

"Apascenta as Minhas ovelhas" (Jo 21, 16). Assim ordena Jesus ao perguntar a Pedro, por três vezes, se ele o amava. Três foram as vezes que Pedro havia negado Jesus nos vestíbulos do Sinédrio, antes da sua conversão. Este diálogo não apenas restaura a relação de Pedro com Jesus, mas também o confirma no ministério de primaz dos apóstolos e cabeça visível da Igreja.

A mesma indagação o Senhor me faz neste início de pontificado: "Tu me amas?" (Jo 21, 17). Embora conciente da minha fragilidade humana, Ele me encoraja a responder, com confiança, como Pedro: "Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo" (Jo 21, 14). Ao mesmo tempo, ecoa em meu coração o mandato de Jesus, o Bom Pastor: "Apascenta as Minhas ovelhas". Por que o Amo incondicionalmente, necessito cuidar de suas ovelhas com o mesmo amor. 

No entanto, o pelo de Jesus para apascentar as ovelhas não é apenas um atributo do papa, mas uma missão que deve ser compartilhada por toda a Igreja. Cada batizado, de acordo com seus dons e vocação, é chamado a participar ativamente do cuidado e do pastoreio do povo de Deus. A Igreja é uma comunidade viva, na qual todos têm um papel a desempenhar. É no serviço ao rebanho de Cristo que renovamos o nosso amor por Ele.

Diante do peso da responsabilidade que o Senhor me confiou, através da solicitude dos irmãos cardeais, faço o apelo, a todos vós, que compartilharão comigo o fardo do meu ministério, para que não cessem de rezar a Deus Pai a fim de que eu permaneça fiel à missão de pastor da Igreja. 

Mais do que vossas orações solícitas, o apoio de cada um é indispensável para o meu ministério. A exemplo do Bom Pastor, que não deixa uma única ovelha se perder, vamos em busca daqueles que se mantém distantes dos caminhos de Deus e de Sua Igreja. Que Deus nos ajude nesse propósito. Amém.


© Copyright - Libreria Editrice Vaticana