Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

Câmara Apostólica | Instruções Gerais para o Período de Sé Vacante

MONSENHOR LUCAS RIBEIRO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
MESTRE DAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS PONTIFÍCIAS

INSTRUÇÕES GERAIS PARA O
PERÍODO DE SÉ VACANTE

Exortamos a comunidade eclesiástica a unir-se em oração pela eleição do novo Pontífice, realizando, pelo menos, uma Eucaristia com essa intenção. Além disso, encorajamos a participação ativa nas celebrações Eucarísticas na Basílica de São Pedro, presididas pelos cardeais. Essa participação expressa o pleno engajamento do clero junto ao Colégio Cardinalício, que, por meio de súplicas ao Espírito Santo, busca a eleição do Sucessor do Apóstolo Pedro.

Segue-se, as orações para o período de Sé Vacante:

Antífona de entrada (1 Sm 2, 35)
Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e minha vontade. Eu lhe darei uma casa que permaneça para sempre e ele caminhará na minha presença todos os dias

Oração do dia: 
Ó Deus, pastor eterno, que governais o vosso rebanho com solicitude constante, no vosso amor de Pai, concedei à Igreja um pastor que vos agrade pela virtude e que vele solícito sobre nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Sobre as oferendas: 
Ó Deus, sede compassivo para conosco, e dai-nos, pelas oferendas que vos apresentamos, a alegria de ver à frente de vossa Igreja um pastor do vosso agrado. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão (Jo 15, 16)
Fui eu que vos escolhi e enviei para produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça, diz o Senhor.

Depois da comunhão:
Refeitos, ó Deus, pelo sacramento do corpo e do sangue de vosso Filho, dai-nos a alegria de possuir um pastor que dirija o vosso povo no caminho da virtude e faça penetrar em seu coração a verdade do evangelho. Por Cristo, nosso Senhor.

ORAÇÕES EUCARÍSTICAS:

1. Durante a vacância, suprima-se nas Orações Eucarísticas, a citação que contenha o nome do Papa; seja mencionado, apenas, o nome do arce(bispo) local. Sejam usadas as fórmulas a seguir:

Oração Eucarística I: [sic] que oferecemos, antes de tudo, pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também por nosso bispo N., e todos os que guardam a fé católica que receberam dos Apóstolos.

Oração Eucarística II: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro; que ela cresça na caridade com o nosso Bispo N., os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo.

Oração Eucarística III: Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo o nosso Bispo N., com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

2. Sejam usados paramentos na cor vermelha em todas as missas que antecedem a eleição do novo Pontífice, salvando-se exceções em Domingos ou Solenidades. Quando usada esta cor litúrgica, sejam utilizadas as orações para a eleição do Papa e leituras do dia.

3. Deseja-se que não ocorra comunicação com os cardeais após a missa de abertura até a clausura, evitando qualquer tipo de contato externo, especialmente durante as celebrações que envolvam o Colégio Cardinalício.

4. Compete aos arcebispos incentivar o clero arquidiocesano a vivenciar o período de sede vacante, encorajando-os a celebrar com regularidade e a incorporar em suas paróquias atividades que promovam a união da Igreja em oração. Isso pode incluir adorações ao Santíssimo Sacramento, recitações do Santo Terço, participação na Liturgia das Horas, ou atividades semelhantes, com o propósito de contribuir para a eleição do Papa.

5. Após a eleição do Sumo Pontífice, sempre que viável, é recomendado realizar uma Santa Missa em ação de graças pela eleição do novo Papa, em um horário que permita a participação do maior número possível de clérigos.

6. Reincorpore imediatamente, após o anúncio do "HABEMUS PAPAM", o nome do Pontífice eleito na oração Eucarística.

Elevemos orações e súplicas ao Senhor, para que envie a nós um bom pastor. Igualmente, rogamos a Virgem Santíssima, Maria, que interceda pelos eleitores, para que, pela ação do Espírito Santo, possam eleger dignamente um Pai para a Santa Igreja.

Roma, 11 de janeiro de 2024.

Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias