Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

Convocação Pontifícia | Sagrações Episcopais de 04 novos Bispos

 


IOANNES PAVLVS, Pp. III, EPISCOPVS
Servvs Servorvm Dei

Per Christum!
 
 
Venerados Irmãos no Episcopado,
Reverendíssimos Padres,
Querido povo de Deus! 
 
Antes
de tudo,  dirijo a cada um de vós a minha cordial saudação.
Especialmente, ao senhor Cardeal Tomasso Viglietti, Prefeito da Sagrada
Congregação para os Bispos, e faço-a extensiva com afeto em Cristo, de
modo muito particular, aos reverendíssimos Monsenhores que serão
sagrados por minhas mãos, em Roma. Os Bispos têm como primeira
responsabilidade edificar a Igreja como
família de Deus e como lugar de ajuda recíproca e de disponibilidade
(Enc. Deus caritas est, cf. n. 32). Para poder cumprir esta missão recebem, com a
consagração episcopal, três ofícios peculiares:  o munus docendi, o munus sanctificandi e o munus regendi, que no seu conjunto constituem o munus pascendi. Em particular, a finalidade do munus regendi
é o crescimento na comunhão eclesial, isto é, a construção de uma
comunidade concorde na escuta do ensinamento dos apóstolos, na fracção
do pão, nas orações e na união fraterna (cf. Act 2, 42). 
 
Deste modo, alegro-me, como Pastor Supremo da grei de Cristo e Sumo Pontífice de sua Igreja, em enviar esta CONVOCAÇÃO para a Santa Missa com o Rito de Sagração Episcopal dos quatro novos Bispos eleitos para a Messe do Senhor. A Celebração se dará na Basílica Vaticana, aos 30 dias do mês de 2023, sábado, às 20h00.
 
Na
certeza de que filialmente atenderão a esta convocação para este
importante e solene momento para a vida da Igreja, envio-lhes a minha
Pia Bênção Apostólica e o penhor de minha proximidade fraterna, 

 

Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 29 dias do mês de setembro de 2023, na Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael e de minha Posse na Cátedra Lateranense.

 

+ IOANNES PAVLVS P.P III
Pontífex Maximus