Spiritus Sanctus inspiret cardinales ad Sanctum Conclave!

Consistório Público de Criação Cardinalícia | Reflexão do Santo Padre, o Papa João Paulo III

 

 
REFLEXÃO DO SANTO PADRE, O PAPA JOÃO PAULO III,
DURANTE O CONSISTÓRIO EXTRAORDINÁRIO
DE CRIAÇÃO DE DOIS NOVOS CARDEAIS DA SANTA IGREJA ROMANA

 
 
Palácio Apostólico do Vaticano, 27 de setembro de 2023
 

Venerado Cardeal Decano,

Eminentíssimos Senhores Cardeais,  

Irmãos no Episcopado e na Ordem, 

 

Hoje, reunidos para testificar a ação do Espírito Santo sobre a Igreja, estamos sobre o túmulo do Apóstolo Pedro e sob a missão a qual nos incumbe Nosso Senhor Jesus Cristo, de pastorear o rebanho de Deus com afeição e diligência para Sua glória maior.

Nosso Senhor nos chama, sobretudo, a colaborarmos com uma sublime missão, decididamente, para o auxílio de Seu povo que marcha para o Reino Definitivo. Tudo isso implica na salvação das almas, que é nosso objetivo final mediante aos encargos inseridos à nossa responsabilidade.

 Entretanto, conscientemente somos apenas vasos na mão do oleiro, do Divino Mestre, Cristo Jesus, instrumentos do seu querer e agir, para que Sua vontade se estabeleça sobre o mundo em que caminhamos.

É de extrema responsabilidade que Cristo, Supremo Pastor, se deixe precisar de nós, falhos e errantes, para auxiliá-lo na condução de suas ovelhas. Com olhos de misericórdia se inclina à nossa miséria humana e se digna a contar conosco neste serviço.

Não obstante, ele chama estritamente pastores, segundo seu coração, para que colaborem de uma forma mais imersiva no governo da Igreja, junto ao Sucessor de Pedro, para aconselhá-lo, sob inspiração do mesmo Espírito que nos reune hoje, de modo que a Igreja prossiga sendo instrumento da vontade de Deus.

Aqui, na Cidade Eterna, que nos faz recordar tantos mártires que derramaram seu sangue para que Deus fosse exaltado sobremaneira, estamos nós reunidos mais uma vez em comunhão, para conferir o cardinalato a esses dois diletos filhos e lembrar, através das cores de suas vestes, de que o seu sangue doado deve ser constante testemunho de entrega e serviço, assim como os cristãos que nos precederam, confiando inteiramente nos desígnios do Pai.

Assim, quero lembrar-vos de que o cardinalato não é tão somente uma honra, mas reforçar de que é um serviço que a partir de agora vos chama, caríssimos irmãos, a um desgaste maior em benefício daqueles que servimos. Somos servos de servos, isto deve penetrar em nossas consciências, para que nenhum outro objetivo os leve a achar que somos privilegiados diante dos demais.

Privilegiados somos sim, mas por causa d'Aquele que nos chamou, que mesmo sendo todo-poderoso para fazer o inimaginável aos nossos olhos, quer nos fazer úteis em Seu Reino, para nos provar que caminha ao lado daqueles que O amam.

Ide às periferias do mundo, aproximai-vos daqueles que não tem consolação, fazei-vos pequenos diante dos grandes, e quando, por alguma razão a aflição e o desânimo vierem  nas batalhas cotidianas, elevai vossos olhos aos céus, para Aquele que vos chamou primeiro, porque é rico e misericordioso, como predisse São Pedro: ''porque Ele tem cuidado de vós''.

Assim nos ajude nosso Senhor e que assim seja!